Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5910
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lessa, Vitória Ellen Mendes | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-16T17:05:40Z | - |
dc.date.available | 2024-09-16T17:05:40Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-10 | - |
dc.identifier.citation | LESSA, V. E. M. (2022) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5910 | - |
dc.description | LESSA,Vitória Ellen Mendes. PIBID: a construção da identidade profissional docente por meio do projeto "risos e poesias". 2022. 20f. TCC - Curso de Língua Portuguesa, Instituto de Linguagens e Literatura, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Atualmente, observa-se que muitas pesquisas têm sido realizadas sobre esse tema com vistas à criação de espaços de formação cada vez mais qualificados, para que a academia tenha um lugar não só para o desenvolvimento técnico e científico profissionalmente relevante. As abordagens educacionais institucionais exercem forte influência na formação docente, porém, mesmo com os avanços recentes, essa prática educativa formativa nem sempre parece potencializar a configuração das identidades profissionais. O projeto “Risos e Poesias” serviu como uma estratégia de ensino de leitura através do trabalho com o gênero textual poema, tornando a aprendizagem mais efetiva, despertando o interesse dos discentes. O objetivo do trabalho é investigar como ocorre o processo de construção da identidade docente durante as atividades do projeto “Risos e Poesias” no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) Letras Língua Portuguesa e a importância da afetividade nas estratégias formativas no ensino de leitura no ensino médio. Este trabalho se configura como uma pesquisa qualitativa por ser de interesse a produção de sentidos relacionados às vivências dos estudantes no PIBID com os alunos do 1° ano em uma escola de ensino médio na cidade de Antônio Diogo e de Barreira localizadas no Maciço de Baturité. A amostra foi composta de treze estudantes bolsistas do projeto PIBID. As entrevistas ocorreram entre os meses de maio e junho de 2022. Os resultados obtidos pela aplicação do questionário demonstraram que é de suma importância o convívio em âmbito escolar em decorrência do curso como também a aplicação e colaboração dos acadêmicos no desenvolvimento de projetos que corroborem o aprendizado. Conclui-se que o PIBID oferece aos participantes a possibilidade de se reconhecerem como professores, além de obterem reconhecimento de alunos e colegas, pois a partir da experiência, os bolsistas têm a oportunidade de vivenciar a realidade escolar e conhecer e enfrentar desafios. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | PIBID | pt_BR |
dc.subject | Identidade docente | pt_BR |
dc.subject | Espaço escolar | pt_BR |
dc.title | PIBID: a construção da identidade profissional docente por meio do projeto "risos e poesias" | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo - Letras Língua Portuguesa (Ceará) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Vitória Ellen Mendes Lessa.pdf | 2022_art_vitlessa.pdf | 256,18 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.