Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5913
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorSilva, Alice de Oliveira-
dc.date.accessioned2024-09-16T17:25:32Z-
dc.date.available2024-09-16T17:25:32Z-
dc.date.issued2023-02-01-
dc.identifier.citationSILVA, A. O. (2023)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5913-
dc.descriptionSILVA, Alice de Oliveira. A abordagem de leitura e escrita no 1° ano do Ensino Fundamental 1 no livro didático da editora SAS. 2023, 26f. TCC - Curso de Língua Portuguesa, Instituto de Linguagens e Literatura, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo analisar como as competências específicas listadas na BNCC (2018) estão sendo aplicadas no ensino de leitura e escrita em dois livros de Língua Portuguesa (BARROS, 2022) direcionados ao primeiro ano do Ensino Fundamental 1. Para isso, nos embasamos nos trabalhos de Amorim e Souto (2020), Koch (1997), Liska (2020), Freire (1996), entre outros. Trata-se, pois, de uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva com foco na análise documental do material didático de língua portuguesa, pelo qual foram selecionadas cinco atividades de leitura e escrita a partir dos seguintes gêneros textuais: lista de chamada, fábula e poema aplicados no início do primeiro bimestre e quarto bimestre. Diante da análise, verificamos que a editora se preocupou em trabalhar a organização de seu material a partir dos seguintes critérios: a) modularização do conhecimento; b) interdisciplinaridade entre matérias e conhecimentos; c) uso de recursos extralinguísticos como suporte ao desenvolvimento da leitura e escrita; e d) o gênero regras de jogo. Deste modo, observamos que o desenvolvimento da leitura e da escrita a partir das competências específicas de Língua Portuguesa, nos livros didáticos, estão bem delineados tendo em vista a perspectiva pedagógica adotada.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectBNCCpt_BR
dc.subjectLeitura e escritapt_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.subjectEnsino Fundamental 1pt_BR
dc.titleA abordagem de leitura e escrita no 1° ano do Ensino Fundamental 1 no livro didático da editora SASpt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece en las colecciones: Artigo - Letras Língua Portuguesa (Ceará)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Alice de Oliveira Silva.pdf2023_art_alicesilva.pdf1,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.