Use este identificador para citar ou linkar para este item:
repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5913
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Alice de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-16T17:25:32Z | - |
dc.date.available | 2024-09-16T17:25:32Z | - |
dc.date.issued | 2023-02-01 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, A. O. (2023) | pt_BR |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5913 | - |
dc.description | SILVA, Alice de Oliveira. A abordagem de leitura e escrita no 1° ano do Ensino Fundamental 1 no livro didático da editora SAS. 2023, 26f. TCC - Curso de Língua Portuguesa, Instituto de Linguagens e Literatura, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo analisar como as competências específicas listadas na BNCC (2018) estão sendo aplicadas no ensino de leitura e escrita em dois livros de Língua Portuguesa (BARROS, 2022) direcionados ao primeiro ano do Ensino Fundamental 1. Para isso, nos embasamos nos trabalhos de Amorim e Souto (2020), Koch (1997), Liska (2020), Freire (1996), entre outros. Trata-se, pois, de uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva com foco na análise documental do material didático de língua portuguesa, pelo qual foram selecionadas cinco atividades de leitura e escrita a partir dos seguintes gêneros textuais: lista de chamada, fábula e poema aplicados no início do primeiro bimestre e quarto bimestre. Diante da análise, verificamos que a editora se preocupou em trabalhar a organização de seu material a partir dos seguintes critérios: a) modularização do conhecimento; b) interdisciplinaridade entre matérias e conhecimentos; c) uso de recursos extralinguísticos como suporte ao desenvolvimento da leitura e escrita; e d) o gênero regras de jogo. Deste modo, observamos que o desenvolvimento da leitura e da escrita a partir das competências específicas de Língua Portuguesa, nos livros didáticos, estão bem delineados tendo em vista a perspectiva pedagógica adotada. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | BNCC | pt_BR |
dc.subject | Leitura e escrita | pt_BR |
dc.subject | Material didático | pt_BR |
dc.subject | Ensino Fundamental 1 | pt_BR |
dc.title | A abordagem de leitura e escrita no 1° ano do Ensino Fundamental 1 no livro didático da editora SAS | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo - Letras Língua Portuguesa (Ceará) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Alice de Oliveira Silva.pdf | 2023_art_alicesilva.pdf | 1,01 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.