Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5916
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPereira, Ana Carolina da Silva-
dc.date.accessioned2024-09-16T17:31:38Z-
dc.date.available2024-09-16T17:31:38Z-
dc.date.issued2023-02-01-
dc.identifier.citationPEREIRA, A. C. S. (2023)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5916-
dc.descriptionPEREIRA, Ana Carolina da Silva. PIBID: a importância dos recursos digitais em consonância com metodologias ativas de aprendizagem durante o ensino remoto emergencial. 2023. 23f. TCC - Curso de Língua Portuguesa, Instituto de Linguagens e Literatura, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo compreender como as plataformas de interação e ferramentas didático metodológicas em consonância com metodologias ativas de aprendizagem contribuíram na superação dos desafios do ensino remoto emergencial enfrentados pelos integrantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) subprojeto Letras-Língua Portuguesa da UNILAB, atuantes entre o período 2020-2022. Com o propósito de atingir o objetivo sugerido, a presente pesquisa, de abordagem qualitativa, se pauta nos postulados de Marcondes et al. (2021) sobre estratégias de práticas de ensino, Mendes (2020) refletindo em relação à Língua Portuguesa no ensino remoto e Guerra Júnior (2021) acerca do ensino de Língua Portuguesa ligada a metodologias ativas. Em termos metodológicos, foi aplicada uma sequência didática na escola Camilo Brasiliense localizada em Redenção, que possibilitou o manuseio de recursos tecnológicos e utilização de metodologias ativas de aprendizagem. Como resultado, foi constatado que os recursos tecnológicos foram essenciais para o ensino remoto emergencial e as metodologias ativas de aprendizagem contribuíram para dinamizar as aulas, possibilitando aos envolvidos trabalharem o desenvolvimento de habilidades, dentre elas, a autonomia e a criatividade.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPIBIDpt_BR
dc.subjectEnsino Remoto Emergencialpt_BR
dc.subjectRecursos tecnológicospt_BR
dc.subjectMetodologias Ativas de Aprendizagempt_BR
dc.titlePIBID: a importância dos recursos digitais em consonância com metodologias ativas de aprendizagem durante o ensino remoto emergencialpt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece nas coleções:Artigo - Letras Língua Portuguesa (Ceará)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ana Carolina da Silva Pereira.pdf2023_art_anapereira.pdf576,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.