Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5916
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pereira, Ana Carolina da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-16T17:31:38Z | - |
dc.date.available | 2024-09-16T17:31:38Z | - |
dc.date.issued | 2023-02-01 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, A. C. S. (2023) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5916 | - |
dc.description | PEREIRA, Ana Carolina da Silva. PIBID: a importância dos recursos digitais em consonância com metodologias ativas de aprendizagem durante o ensino remoto emergencial. 2023. 23f. TCC - Curso de Língua Portuguesa, Instituto de Linguagens e Literatura, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo compreender como as plataformas de interação e ferramentas didático metodológicas em consonância com metodologias ativas de aprendizagem contribuíram na superação dos desafios do ensino remoto emergencial enfrentados pelos integrantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) subprojeto Letras-Língua Portuguesa da UNILAB, atuantes entre o período 2020-2022. Com o propósito de atingir o objetivo sugerido, a presente pesquisa, de abordagem qualitativa, se pauta nos postulados de Marcondes et al. (2021) sobre estratégias de práticas de ensino, Mendes (2020) refletindo em relação à Língua Portuguesa no ensino remoto e Guerra Júnior (2021) acerca do ensino de Língua Portuguesa ligada a metodologias ativas. Em termos metodológicos, foi aplicada uma sequência didática na escola Camilo Brasiliense localizada em Redenção, que possibilitou o manuseio de recursos tecnológicos e utilização de metodologias ativas de aprendizagem. Como resultado, foi constatado que os recursos tecnológicos foram essenciais para o ensino remoto emergencial e as metodologias ativas de aprendizagem contribuíram para dinamizar as aulas, possibilitando aos envolvidos trabalharem o desenvolvimento de habilidades, dentre elas, a autonomia e a criatividade. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | PIBID | pt_BR |
dc.subject | Ensino Remoto Emergencial | pt_BR |
dc.subject | Recursos tecnológicos | pt_BR |
dc.subject | Metodologias Ativas de Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | PIBID: a importância dos recursos digitais em consonância com metodologias ativas de aprendizagem durante o ensino remoto emergencial | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo - Letras Língua Portuguesa (Ceará) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ana Carolina da Silva Pereira.pdf | 2023_art_anapereira.pdf | 576,48 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.