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repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5923
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Monte, Diego da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-16T18:39:02Z | - |
dc.date.available | 2024-09-16T18:39:02Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-12 | - |
dc.identifier.citation | MONTE, D. S. (2023) | pt_BR |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5923 | - |
dc.description | MONTE, Diego da Silva. A importância do ensino da história de língua portuguesa na construção da indenidade nacional do Brasil. 2023. 20f. TCC - Curso de Língua Portuguesa, Instituto de Linguagens e Literatura, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivos 1) compreender a História da Língua Portuguesa é compreendida por discentes da educação básica 2) Apresentar a importância do ensino da História da Língua Portuguesa como uma importante ferramenta para a valorização da identidade nacional. 3)Discutir o perigo da história única na educação escolar . Para alcançar esses objetivos, a base fundamental da pesquisa foi constituída pelos estudos de Oliveira e Candau (2016) sobre as perspectivas de uma pedagogia decolonial, pelos postulados de Nascimento (2010) em relação ao afroletramento docente e pelo trabalho de Mignolo (2005) sobre a colonialidade no mundo moderno. A pesquisa de natureza qualitativa foi conduzida seguindo uma metodologia que se baseou principalmente na utilização de questionário. Essa pesquisa foi dividida em algumas etapas distintas: envio das perguntas aos alunos do ensino fundamental 2, seleção do corpus de estudo conforme, apenas com o seguinte critério: não poderiam ser formados ou estarem cursando alguma licenciatura e realização de estudo bibliográfico, além da análise dos resultados obtidos. A partir dos levantamentos feitos, foi possível verificar que (1) A visão apresentada sobre a História da Língua Portuguesa e seus aspectos históricos é fundamentalmente colonial; (2) O espaço dedicado aos aspectos que abordam a importância do ensino da História da Língua Portuguesa na construção da identidade nacional do Brasil, não leva em consideração suficientemente a influência das línguas indígenas ou das línguas gerais (dos povos originários e nacionais) na formação do português brasileiro; (3) Embora sejam considerados importantes, assuntos relacionados à crítica decolonial e contra-hegemônica são colocados em segundo plano; (4) Tanto os entrevistados em posições acadêmicas mais altas quanto os de níveis mais baixos consideram uma proposta que promove a resistência e o protagonismo desses povos marginalizados. Após realizar as investigações necessárias, constatou-se que o estudo da História da Língua Portuguesa ainda não ocupa uma posição de destaque nas aulas de português. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | História da Língua Portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Identidade Nacional | pt_BR |
dc.subject | Decolonislismo | pt_BR |
dc.title | A importância do ensino da história de língua portuguesa na construção da indenidade nacional do Brasil | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo - Letras Língua Portuguesa (Ceará) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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