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dc.contributor.authorBaldé, Maimuna-
dc.date.accessioned2024-09-18T12:05:26Z-
dc.date.available2024-09-18T12:05:26Z-
dc.date.issued2023-07-05-
dc.identifier.citationBALDÉ, M. (2023)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5936-
dc.descriptionBALDÉ, Maimuna. Estatuto de oficialidade da Língua Portuguesa na Guiné-Bissau e suas implicações no Ensino Básico nacional. 2023. 24f. TCC - Curso de Língua Portuguesa, Instituto de Linguagens e Literatura, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo investigar acerca das implicações da Língua Portuguesa como língua oficial do Ensino Básico na Guiné-Bissau. Metodologicamente, o estudo classifica-se como bibliográfico, com traços da pesquisa descritiva; quanto à abordagem, caracteriza-se como qualitativo. No tocante ao referencial teórico, assentado no campo da Linguística Aplicada, a pesquisa fundamenta-se em autores tais como: Almeida Filho (2005), Couto e Embalo (2010), Silva (2018) e Yurna (2018), para análise e compreensão dos textos da literatura da área, do livro didático e dos depoimentos dos estudantes participantes da investigação. Os resultados indicam que os obstáculos encontrados no processo de aprendizagem de conteúdos em língua portuguesa no Ensino Básico ocorrem devido ao distanciamento entre a língua de ensino e a dos estudantes, bem como dos materiais didáticos com a realidade dos estudantes. Concluímos que é necessário a inserção da língua guineense no processo de ensino e aprendizagem e, principalmente, nos materiais em uso nas escolas. Sendo assim, o material didático precisa ser adequado à conjuntura do país, e na base da necessidade dos alunos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPortuguês como língua adicionalpt_BR
dc.subjectOficialidade da língua portuguesa na Guiné-Bissaupt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagem de conteúdos em língua portuguesapt_BR
dc.subjectMultilinguismopt_BR
dc.titleEstatuto de oficialidade da Língua Portuguesa na Guiné-Bissau e suas implicações no Ensino Básico nacionalpt_BR
dc.typeArticlept_BR
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