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dc.contributor.authorAraújo, Zilanda Ferreira de Lima-
dc.date.accessioned2024-09-18T12:06:54Z-
dc.date.available2024-09-18T12:06:54Z-
dc.date.issued2022-02-15-
dc.identifier.citationARAÚJO, Z. F. L. (2022)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5937-
dc.descriptionARAÚJO, Zilanda Ferreira de Lima. Aquisição lexical das crianças com Transtorno do Espectro Autista: uma análise da prática docente nas salas de Atendimento Educacional Especializado. 2022. 23. TCC - Curso de Língua Portuguesa, Instituto de Linguagens e Literatura, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2022.pt_BR
dc.description.abstractA linguagem é um processo pelo qual o ser humano se utiliza para se comunicar, seja através da fala, expressões, sentimentos, escrita ou vários outros meios de comunicação existentes. A aquisição da linguagem é condição para as relações sociais, pois é através dela que os indivíduos estabelecem interação em sociedade. Entretanto, o indivíduo com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) pode apresentar certa limitação na capacidade psicomotora que, por sua vez, poderá gerar prejuízos em sua vida afetiva, social e de aprendizagem, não conseguindo utilizar de maneira natural as ferramentas da linguagem para uma boa comunicação. Nesse sentido, o presente artigo tem por objetivo apresentar algumas reflexões a respeito da metodologia e prática docente utilizada para o desenvolvimento do vocabulário da criança com TEA. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa e descritiva. Configura-se, também, como uma pesquisa de campo, visto que teve como instrumento uma entrevista realizada com duas professoras que atuam no Atendimento Educacional Especializado (AEE), em uma escola que fica situada na cidade de Redenção-CE. Para definir o transtorno do espectro autista, tivemos como base teórica os autores Kanner (1943) e Michèle Kail (2013), além da Lei no 12.764/2012. Sobre os recursos didáticos e metodológicos que são utilizados para o processo de ensino/aprendizagem e aquisição do vocabulário das crianças com TEA, conclui-se que o processo acontece de forma dinâmica, em consonância com as particularidades desse público e são dirigidas por meio de metodologias, estímulos e materiais pedagógicos pensados e criados com objetivo de facilitar a aquisição da linguagem por parte destas crianças.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autistapt_BR
dc.subjectAquisição lexicalpt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectRecursos didáticospt_BR
dc.titleAquisição lexical das crianças com Transtorno do Espectro Autista: uma análise da prática docente nas salas de Atendimento Educacional Especializadopt_BR
dc.typeArticlept_BR
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