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https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5945
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Pereira, Rafaela Rosendo | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-18T14:46:44Z | - |
dc.date.available | 2024-09-18T14:46:44Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-12 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, R. R. (2023) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5945 | - |
dc.description | PEREIRA, Rafaela Rosendo. Os impactos de um curso de arte e linguagem para a formação inicial de professores na perspectiva decolonial. 2023. 20f. TCC - Curso de Língua Portuguesa, Instituto de Linguagens e Literatura, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Este artigo investiga os efeitos de um curso de arte e linguagem na formação inicial de professores, a partir de uma abordagem decolonial. O objetivo da pesquisa foi analisar o progresso das monitoras durante o curso e como ele influenciou sua formação sob a perspectiva decolonial. O curso foi controlado com base nessa abordagem, abrangendo conteúdos que desafiam os padrões hegemônicos de arte e linguagem, além de encorajar as futuras professoras a adotarem uma postura crítica em relação aos métodos tradicionais de ensino. A metodologia utilizada neste artigo foi uma abordagem qualitativa, com o uso de entrevistas como método de coleta de dados. O objetivo foi obter informações detalhadas sobre as experiências, perspectivas e percepções das participantes em relação ao Projeto Interlaços e ao curso de arte e linguagem na perspectiva decolonial. As entrevistas permitiram explorar de forma aprofundada os impactos do projeto na integração, promoção do diálogo intercultural e valorização da diversidade. Os resultados da pesquisa indicaram um impacto significativo do curso na formação inicial dos professores. As participantes apresentaram uma maior conscientização sobre as desigualdades presentes nos currículos tradicionais, assim como uma valorização da diversidade cultural e uma postura mais inclusiva e aberta em relação aos conhecimentos dos alunos. Além disso, elas destacaram o desenvolvimento de habilidades de análise crítica, criatividade e expressão pessoal por meio das práticas artísticas e linguísticas exploradas. A abordagem decolonial do curso iniciou as futuras professoras uma nova perspectiva sobre a educação, capacitando-as a e tornarem agentes de transformação social em suas práticas pedagógicas. Os resultados desta pesquisa sugerem que a inclusão de cursos que abordam a arte e a linguagem de forma descolonizada pode contribuir para uma formação inicial de professores mais reflexiva, crítica e sensível às necessidades dos alunos/as, promovendo uma educação mais inclusiva e igualitária. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Formação inicial de professores | pt_BR |
dc.subject | Perspectiva decolonial | pt_BR |
dc.subject | Metodologia reflexiva | pt_BR |
dc.subject | Arte e linguagem | pt_BR |
dc.title | Os impactos de um curso de arte e linguagem para a formação inicial de professores na perspectiva decolonial | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo - Letras Língua Portuguesa (Ceará) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Rafaela Rosendo Pereira.pdf | 2023_art_rafapereira.pdf | 350,31 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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