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dc.contributor.authorPaz, Suele Mariane de Oliveira-
dc.date.accessioned2024-09-19T18:42:09Z-
dc.date.available2024-09-19T18:42:09Z-
dc.date.issued2024-03-21-
dc.identifier.citationPAZ, S. M. O. (2024)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5957-
dc.descriptionPAZ, Suele Mariane de Oliveira. Desafios da implementação do tempo integral no 9º ano do ensino fundamental no município de Aracoiaba/CE. 2024. 26f. TCC - Curso de Língua Portuguesa, Instituto de Linguagens e Literatura, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2024.pt_BR
dc.description.abstractNo panorama educacional contemporâneo, a busca por uma abordagem integral na educação tem se tornado uma ação indispensável e urgente para minimizar os desafios que são cada vez mais evidentes no contexto da sala de aula e para melhorar os indicadores educacionais. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo refletir sobre os desafios que envolvem o processo de implementação do Tempo Integral no 9o ano do ensino fundamental em uma escola situada no município de Aracoiaba/CE, buscando destacar alguns elementos essenciais deste processo a partir dos documentos norteadores da Educação, como a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2018), o Documento Curricular Referencial do Ceará - DCRC (2019), o Plano Nacional de Educação – PNE (2014) e o Programa de Aprendizagem na Idade Certa – PAIC. O processo metodológico ocorreu por meio de uma apresentação sobre os principais apontamentos desses documentos norteadores, a fim de compreender as normas e a sua aplicabilidade no contexto real. Os resultados apontam que é primordial avaliar e reformular o processo de implementação do Tempo Integral no 9o ano, tendo em vista que os aspectos de infraestrutura, capacitação profissional e apoio socioemocional interferem significativamente no sucesso escolar dos estudantes. Além disso, esse estudo abre espaço para novas pesquisas, considerando que esta temática tem sido pauta recente no contexto das escolas municipais do Ceará.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDocumentos norteadorespt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectTempo integralpt_BR
dc.titleDesafios da implementação do tempo integral no 9º ano do ensino fundamental no município de Aracoiaba/CEpt_BR
dc.typeArticlept_BR
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