Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5973
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBaldé, Tcherno-
dc.date.accessioned2024-09-20T16:40:32Z-
dc.date.available2024-09-20T16:40:32Z-
dc.date.issued2023-12-08-
dc.identifier.citationBALDÉ, T. (2023)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5973-
dc.descriptionBALDÉ, Tcherno. Perfis dos estudantes guineenses e brasileiros ingressantes no Curso de Letras-Língua Inglesa da Unilab-CE: Relatos de experiência sobre ensino da língua inglesa na rede básica do ensino. 2023. f46. Monografia - Curso de Língua Inglesa, Instituto de Linguagens e Literaturas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2023.pt_BR
dc.description.abstractGuiné-Bissau e Brasil são dois países de língua oficial portuguesa, sendo o primeiro localizado na costa ocidental da África e o segundo na América do Sul. Apesar dos dois países não fazerem fronteira com países falantes da língua inglesa, todavia possuem-na em seus currículos escolares como uma das opções de estudo em línguas estrangeiras. Este trabalho tem como objetivo investigar sobre ensino da língua inglesa nas redes básicas de ensino destes dois países por meio de relatos de experiência de estudantes do curso de Letras-Língua Inglesa da UNILAB-CE. Primeiramente, foram coletadas as narrativas de estudantes guineenses e brasileiros sobre ensino da língua Inglesa nas suas respectivas escolas da rede básica de ensino. Em segundo lugar, pesquisou-se sobre o olhar destes sobre motivação para cursar Letras-Língua Inglesa aqui na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), que fica situada no Interior de Ceará, mais especificamente nos Municípios de Redenção e Acarape. Para tanto, com base nos estudos de Leffa (1999), Paiva (2003), Silva e Lopes (2020) UNILAB (2013), British Council (2015) e PPCLLI (2018) e também com base em entrevistas realizadas com os licenciandos da UNILAB-CE, fica claro que a influência do ensino de língua inglesa durante o ensino médio nas escolas dos dois países foram cruciais para definição de um perfil motivado - ou não - para a aprendizagem de língua inglesa na universidade.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectGuiné-Bissaupt_BR
dc.subjectMaciço de Baturité-CE-Brasilpt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagem de língua inglesapt_BR
dc.subjectNarrativas de aprendizagempt_BR
dc.titlePerfis dos estudantes guineenses e brasileiros ingressantes no Curso de Letras-Língua Inglesa da Unilab-CE: Relatos de experiência sobre ensino da língua inglesa na rede básica do ensinopt_BR
dc.typeMonographpt_BR
Aparece nas coleções:Monografias - Letras Língua Inglesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCHERNO BALDÉ.pdf2023_mono_tcherbaldé.pdf865,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.