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repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5985
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Bernardo, Luziana da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-27T16:14:44Z | - |
dc.date.available | 2024-09-27T16:14:44Z | - |
dc.date.issued | 2020-02-07 | - |
dc.identifier.citation | BERNARDO, L. S. (2020) | pt_BR |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5985 | - |
dc.description | BERNARDO, Luziana da Silva. A relação entre o livro didático e a prática do docente de língua portuguesa: variação e gramática. 2020. f72. Monografia - Curso de Letras Língua Portuguesa, Instituto de Linguagens e Literaturas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | O documento, Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) surgiu no final da década 90, com intuito de orientar a nova fase da educação no Brasil, que passou a ser democrática, a partir do período de redemocratização do pais (1975-1985), portanto, para todos e não somente para uma minoria privilegiada da sociedade, como até meados dos anos 50, segundo soares (2004). No entanto, duas décadas após a publicação desse documento, mesmo com ampla divulgação e reflexão de suas propostas em trabalhos diversos, ainda assim estas não parecem chegar às práticas de ensino como deveriam. O que predomina ainda nas escolas, de acordo com as discussões presentes em Antunes (2003) é um ensino pautado na prescrição de regras, descontextualizado, sem reflexão dos usos dos recursos que a língua dispõe, um ensino pautado no “certo” e “errado”. Um ensino desses, certamente é combustível para preconceitos tanto linguísticos quanto socioculturais. Nesse sentido este trabalho tem como objetivo geral discutir as relações entre livro didático, professor e ensino de Língua Portuguesa. A pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa com métodos de cunho bibliográfico e de campo. O corpus da pesquisa foi composto por entrevistas e livros didáticos. Constatamos que os livros didáticos verificados não contribuem para a representatividade da identidade dos alunos, insistindo ainda na velha abordagem de que há na língua apenas uma variedade correta, a norma culta. Nesse sentido, o livro didático deve passar a representar as diversas variedades linguísticas, uma vez que há uma notável heterogeneidade linguística e sociocultural no país. Acreditamos que é necessário o professor ir além dos limites de qualquer livro didático e oferecer ao aluno oportunidades de explorar o riquíssimo terreno do português, visto de perto, junto ao contexto do texto, sem partilhar conceitos, rotular palavras e castrar o interesse do seu aluno. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | PCN | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Variação linguística | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Língua portuguesa | pt_BR |
dc.title | A relação entre o livro didático e a prática do docente de língua portuguesa: variação e gramática | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
dc.type | Learning Object | pt_BR |
dc.type | Musical Score | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografia - Letras Língua Portuguesa (Ceará) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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