Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5985
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBernardo, Luziana da Silva-
dc.date.accessioned2024-09-27T16:14:44Z-
dc.date.available2024-09-27T16:14:44Z-
dc.date.issued2020-02-07-
dc.identifier.citationBERNARDO, L. S. (2020)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5985-
dc.descriptionBERNARDO, Luziana da Silva. A relação entre o livro didático e a prática do docente de língua portuguesa: variação e gramática. 2020. f72. Monografia - Curso de Letras Língua Portuguesa, Instituto de Linguagens e Literaturas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2020.pt_BR
dc.description.abstractO documento, Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) surgiu no final da década 90, com intuito de orientar a nova fase da educação no Brasil, que passou a ser democrática, a partir do período de redemocratização do pais (1975-1985), portanto, para todos e não somente para uma minoria privilegiada da sociedade, como até meados dos anos 50, segundo soares (2004). No entanto, duas décadas após a publicação desse documento, mesmo com ampla divulgação e reflexão de suas propostas em trabalhos diversos, ainda assim estas não parecem chegar às práticas de ensino como deveriam. O que predomina ainda nas escolas, de acordo com as discussões presentes em Antunes (2003) é um ensino pautado na prescrição de regras, descontextualizado, sem reflexão dos usos dos recursos que a língua dispõe, um ensino pautado no “certo” e “errado”. Um ensino desses, certamente é combustível para preconceitos tanto linguísticos quanto socioculturais. Nesse sentido este trabalho tem como objetivo geral discutir as relações entre livro didático, professor e ensino de Língua Portuguesa. A pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa com métodos de cunho bibliográfico e de campo. O corpus da pesquisa foi composto por entrevistas e livros didáticos. Constatamos que os livros didáticos verificados não contribuem para a representatividade da identidade dos alunos, insistindo ainda na velha abordagem de que há na língua apenas uma variedade correta, a norma culta. Nesse sentido, o livro didático deve passar a representar as diversas variedades linguísticas, uma vez que há uma notável heterogeneidade linguística e sociocultural no país. Acreditamos que é necessário o professor ir além dos limites de qualquer livro didático e oferecer ao aluno oportunidades de explorar o riquíssimo terreno do português, visto de perto, junto ao contexto do texto, sem partilhar conceitos, rotular palavras e castrar o interesse do seu aluno.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPCNpt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectVariação linguísticapt_BR
dc.subjectEnsino de Língua portuguesapt_BR
dc.titleA relação entre o livro didático e a prática do docente de língua portuguesa: variação e gramáticapt_BR
dc.typeMonographpt_BR
dc.typeLearning Objectpt_BR
dc.typeMusical Scorept_BR
Aparece nas coleções:Monografia - Letras Língua Portuguesa (Ceará)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUZIANA DA SILVA BERNARDO.pdf2020_mono_luzianabernardo.pdf4,95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.