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dc.contributor.authorN'dafá, Marceano Saúde-
dc.date.accessioned2024-09-27T18:16:31Z-
dc.date.available2024-09-27T18:16:31Z-
dc.date.issued2019-03-30-
dc.identifier.citationN'DAFÁ, M. S. (2019)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5986-
dc.descriptionN'DAFÁ, Marceano Saúde. O desafio da integração intercultural entre estudantes guineenses e brasileiros na Unilab. 2019. f24. TCC - Curso de Sociologia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo situa-se no campo dos estudos de interculturalidade e de migração. Tem por objetivo geral, compreender as formas de integração dos estudantes africanos na diáspora cearense, em especial analisar os desafios da integração intercultural dos estudantes guineenses e brasileiros na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, no período de 2017. Para coletar seus dados usa-se da abordagem qualitativa, assim como da pesquisa documental e de campo utilizando questionários semiestruturados e de entrevistas com estudantes da UNILAB. A pesquisa estrutura-se nas discussões teóricas em torno da interculturalidade relacional, funcional e crítica de Catherine Walsh, da interculturalidade progressista e hermenêutica diatópica de Boaventura Souza Santos, do problema da integração sistémica de Rui Pena Pires, da integração de proximidade de Jorge Macaísta Malheiro, da diáspora africana estudantil de Ercílio Neves Brandão Langa. Percebe-se que o problema da não integração tem a ver com a homogeneização, preconceito, racismo, discriminação que os estudantes brasileiros, muita das vezes, têm manifestado para com os estudantes de outras nacionalidades. Para superar esse problema é preciso desenvolver um trabalho de educação antirracista dentro da comunidade acadêmica da UNILAB, assim como no Maciço de Baturité, tentando transformar a integração numa política pública, com ações de integração no sentido de facilitar espaços de diálogo, de escuta de outro para aprender sobre ele e a sua cultura; criando assim uma cultura de parcerias, interações positivas, tolerância, compreensão mútua e solidariedade social e o respeito às diferenças.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectInterculturalidadept_BR
dc.subjectIntegraçãopt_BR
dc.subjectDiáspora africana estudantilpt_BR
dc.subjectGuiné Bissaupt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.titleO desafio da integração intercultural entre estudantes guineenses e brasileiros na Unilabpt_BR
dc.typeArticlept_BR
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