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dc.contributor.authorIntanquê, Sabino Tobana-
dc.date.accessioned2024-11-27T13:25:34Z-
dc.date.available2024-11-27T13:25:34Z-
dc.date.issued2020-02-12-
dc.identifier.citationINTANQUÊ, S. T. (2020)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6093-
dc.descriptionINTANQUÊ, Sabino Tobana. A construção das imagens de candidatos à presidência no Brasil: adjetivações políticas nas redes sociais. 2020, 21f. TCC - Curso de Sociologia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2020.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo do presente trabalho é de discutir, analisar e compreender o discurso político usado nas redes sociais (particularmente no Facebook) pelos seguidores ou participantes de páginas expressivas, dedicadas a candidatos durante as eleições presidenciais de 2018 no Brasil; com foco nas páginas voltadas a Fernando Haddad e Jair Messias Bolsonaro, os dois candidatos do segundo turno do pleito. Buscou-se entender como estes discursos emergem, pensando no quadro geral de uma adjetivação das candidaturas e dos atores políticos em questão. A metodologia usada durante a pesquisa para a elaboração deste trabalho foi fundamentada em uma análise do discurso nos termos de Michel Foucault e Patrick Charaudeau. Concluiu-se que, durante a campanha eleitoral, vários debates nortearam o cenário político a partir de temas como desenvolvimento, economia, sociedade, progresso, fim da corrupção, segurança, entre outros. As redes sociais (como o Facebook), assumiram papel importante no que diz respeito à veiculação das informações assim como das propostas dos candidatos, e foram usadas de forma intensa para adjetivar os candidatos assim como as suas personalidades. Ali, as adjetivações criaram personagens divergentes – o professor, o capitão – que organizaram forças discursivas em seu entorno.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDiscurso políticopt_BR
dc.subjectEleiçõespt_BR
dc.subjectSociologia políticapt_BR
dc.subjectImagem públicapt_BR
dc.titleA construção das imagens de candidatos à presidência no Brasil: adjetivações políticas nas redes sociaispt_BR
dc.typeArticlept_BR
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