Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6132
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Mendonça, João Vitor Melo de | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-16T14:24:33Z | - |
dc.date.available | 2025-01-16T14:24:33Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-26 | - |
dc.identifier.citation | MENDONÇA, J. V. M. (2024) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6132 | - |
dc.description | MENDONÇA, João Vitor Melo de. Oficina de redação do PIBID: análise textual de textos dissertativos-argumentativo produzidos por estudantes de ensino médio. 2024, 37f. Monografia - Curso de Língua Portuguesa, Instituto de Linguagens e Literatura, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), criado em 1998, surgiu da necessidade de avaliar a realidade do ensino no Brasil. Posteriormente, tornou-se a principal via de acesso ao ensino superior no Brasil e fornece um panorama da qualidade do ensino no país. Pensando nessa realidade e em resposta aos desafios da prova de redação do ENEM, a Oficina de Redação, que fez parte do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) foi pensada visando preparar estudantes para as exigências desta prova, desenvolvendo competências de escrita e de técnicas argumentativas. A Oficina de Redação foi aplicada em uma escola pública estadual do município de Aracoiaba-CE e em situação de vulnerabilidade econômica. Nesse viés, este estudo, de natureza qualitativa, analisou as redações produzidas pelos participantes e entrevistas realizadas após o término da oficina, com vistas a avaliar o impacto da intervenção desenvolvida na escola. Utilizando a Sequência Didática como base metodológica, a pesquisa identificou melhorias no domínio da argumentação e da estrutura textual dos alunos, destacando a importância da abordagem prática na formação dos estudantes em escolas públicas. A pesquisa conclui que a Oficina contribuiu significativamente para o desenvolvimento das habilidades de escrita dos alunos, do desenvolvimento das técnicas argumentativas, do uso da argumentação em textos escritos, além de reforçar a relevância de estratégias pedagógicas inclusivas que ajudem a superar as desigualdades no acesso à educação pública de qualidade. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Oficina de Redação | pt_BR |
dc.subject | Análise da Argumentação | pt_BR |
dc.subject | Operadores Argumentativos | pt_BR |
dc.subject | PIBID | pt_BR |
dc.title | Oficina de redação do PIBID: análise textual de textos dissertativos-argumentativo produzidos por estudantes de ensino médio | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografia - Letras Língua Portuguesa (Ceará) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JOÃO VITOR MELO DE MENDONÇA.pdf | 2024_mono_jmendonça.pdf | 500,16 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.