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dc.contributor.authorMendonça, João Vitor Melo de-
dc.date.accessioned2025-01-16T14:24:33Z-
dc.date.available2025-01-16T14:24:33Z-
dc.date.issued2024-11-26-
dc.identifier.citationMENDONÇA, J. V. M. (2024)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6132-
dc.descriptionMENDONÇA, João Vitor Melo de. Oficina de redação do PIBID: análise textual de textos dissertativos-argumentativo produzidos por estudantes de ensino médio. 2024, 37f. Monografia - Curso de Língua Portuguesa, Instituto de Linguagens e Literatura, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2024.pt_BR
dc.description.abstractO Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), criado em 1998, surgiu da necessidade de avaliar a realidade do ensino no Brasil. Posteriormente, tornou-se a principal via de acesso ao ensino superior no Brasil e fornece um panorama da qualidade do ensino no país. Pensando nessa realidade e em resposta aos desafios da prova de redação do ENEM, a Oficina de Redação, que fez parte do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) foi pensada visando preparar estudantes para as exigências desta prova, desenvolvendo competências de escrita e de técnicas argumentativas. A Oficina de Redação foi aplicada em uma escola pública estadual do município de Aracoiaba-CE e em situação de vulnerabilidade econômica. Nesse viés, este estudo, de natureza qualitativa, analisou as redações produzidas pelos participantes e entrevistas realizadas após o término da oficina, com vistas a avaliar o impacto da intervenção desenvolvida na escola. Utilizando a Sequência Didática como base metodológica, a pesquisa identificou melhorias no domínio da argumentação e da estrutura textual dos alunos, destacando a importância da abordagem prática na formação dos estudantes em escolas públicas. A pesquisa conclui que a Oficina contribuiu significativamente para o desenvolvimento das habilidades de escrita dos alunos, do desenvolvimento das técnicas argumentativas, do uso da argumentação em textos escritos, além de reforçar a relevância de estratégias pedagógicas inclusivas que ajudem a superar as desigualdades no acesso à educação pública de qualidade.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectOficina de Redaçãopt_BR
dc.subjectAnálise da Argumentaçãopt_BR
dc.subjectOperadores Argumentativospt_BR
dc.subjectPIBIDpt_BR
dc.titleOficina de redação do PIBID: análise textual de textos dissertativos-argumentativo produzidos por estudantes de ensino médiopt_BR
dc.typeMonographpt_BR
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