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https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6135
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Lima, Milena Almeida | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-16T16:27:00Z | - |
dc.date.available | 2025-01-16T16:27:00Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-19 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, M. A. (2024) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6135 | - |
dc.description | LIMA, Milena Almeida. A importância da consciência fonológica no processo de alfabetização bilíngue: implicações para o desenvolvimento linguístico. 2024, 41f. Monografia - Curso de Língua Inglesa, Instituto de Linguagens e Literaturas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo tem como objetivo analisar o desenvolvimento da consciência fonológica em crianças bilíngues que aprendem português e inglês. A metodologia utilizada foi de cunho bibliográfico, com base em fontes secundárias, como artigos científicos, livros, teses e dissertações, visando construir uma compreensão teórica sólida sobre o tema. Foram selecionados estudos relevantes publicados nos últimos dez anos em bases de dados reconhecidas, como Google Scholar, SciELO e Periódicos CAPES. A análise qualitativa dos dados coletados focou nas abordagens teóricas e empíricas que discutem o bilinguismo e a alfabetização, com especial atenção para os desafios fonológicos que essas crianças enfrentam. Scherer (2020) destaca a eficácia de intervenções estruturadas na promoção da consciência fonológica. Além disso, estudos de Ottoni (2024) sugerem que a exposição bilíngue melhora a flexibilidade fonológica, embora possa causar uma desaceleração inicial no desenvolvimento. Os resultados revelam que crianças bilíngues apresentam vantagens no desenvolvimento da consciência fonológica em comparação com crianças monolíngues, devido à capacidade de alternar entre os sistemas fonológicos de ambas as línguas. No entanto, também enfrentam dificuldades, como a interferência linguística, que pode atrasar a aquisição da leitura e da escrita. Atividades pedagógicas focadas na manipulação de sons e na distinção fonológica entre as línguas são eficazes para mitigar esses desafios. O estudo sugere que o apoio contínuo de professores e familiares é essencial para garantir o sucesso na alfabetização bilíngue. Além disso, a pesquisa levanta questões que podem ser exploradas em estudos futuros, como o impacto a longo prazo do bilinguismo no desempenho acadêmico e a eficácia de diferentes modelos de educação bilíngue. Conclui-se que, com intervenções pedagógicas adequadas, às dificuldades enfrentadas pelas crianças bilíngues podem ser superadas, levando a um desenvolvimento fonológico sólido e à alfabetização eficiente em ambos os idiomas. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Consciência Fonológica | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Educação Bilíngue | pt_BR |
dc.title | A importância da consciência fonológica no processo de alfabetização bilíngue: implicações para o desenvolvimento linguístico | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografias - Letras Língua Inglesa |
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