Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6139
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlbuquerque, Maria Eduarda Távora de-
dc.date.accessioned2025-01-20T12:47:27Z-
dc.date.available2025-01-20T12:47:27Z-
dc.date.issued2024-11-25-
dc.identifier.citationALBUQUERQUE, M. E. T. (2024)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6139-
dc.descriptionALBUQUERQUE, Maria Eduarda Távora de. heroínas negras de Jarid Arraes: possibilidades pedagógicas para o ensino de literatura afro-brasileira na educação básica. 2024, 40f. Monografia - Curso de Língua Portuguesa, Instituto de Linguagens e Literaturas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2024.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho investiga o ensino da literatura afro-brasileira no ensino médio, com ênfase no protagonismo de mulheres negras, como forma de resgatar a identidade cultural brasileira e desconstruir estigmas racistas. Fundamentado na Lei 11.645/08 e na Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER), o estudo analisa práticas pedagógicas e o papel do professor nesse processo. Realizou-se uma pesquisa de campo na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Maria do Carmo Bezerra, em Acarape (CE), verificando o uso de livros didáticos e acervos bibliográficos. O trabalho utiliza a obra Heroínas Negras Brasileiras em 15 Cordéis, de Jarid Arraes, como base para propor sequências didáticas que destaquem o protagonismo de mulheres negras na literatura e incentivem a criação de práticas educativas mais críticas e culturalmente diversas. Espera-se contribuir para a construção de um currículo escolar mais inclusivo, valorizando as histórias, lutas e produções literárias afro-brasileiras femininas.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLiteratura afro-brasileirapt_BR
dc.subjectProtagonismo femininopt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.titleAs heroínas negras de Jarid Arraes: possibilidades pedagógicas para o ensino de literatura afro-brasileira na educação básicapt_BR
dc.typeMonographpt_BR
Aparece nas coleções:Monografia - Letras Língua Portuguesa (Ceará)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA EDUARDA TÁVORA DE ALBUQUERQUE.pdf2024_mono_malbuquerque.pdf620,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.