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https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6145
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Bezerra, Ciciliande de Castro | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-21T19:55:41Z | - |
dc.date.available | 2025-01-21T19:55:41Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-21 | - |
dc.identifier.citation | BEZERRA, C. C. (2024) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6145 | - |
dc.description | BEZERRA, Ciciliande de Castro. Diálogos possíveis entre políticas linguísticas e políticas públicas: uma avaliação do processo seletivo de estudantes internacionais - PSEI da UNILAB. 2024. 141 f. Dissertação - Curso de Mestrado em Estudos da Linguagem, Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo avalia o Processo Seletivo de Estudantes Internacionais (PSEI) da UNILAB como uma Política Linguística Pública. A pesquisa adota o modelo de Avaliação Executiva adaptado, abordando o diagnóstico de problemas, desenho, implementação, governança, resultados e impacto da política. A metodologia baseia-se em análise qualitativa, com coleta de dados bibliográficos, documentais e estudo de caso; de caráter exploratório, descritivo e explicativo. Inicialmente, contextualiza-se o conceito de políticas linguísticas como intervenções deliberadas sobre o uso de línguas, vinculadas a questões sociopolíticas e culturais. A pesquisa enfatiza a relação entre políticas linguísticas e públicas, destacando a integração internacional e a inclusão sociocultural promovidas pelo PSEI. Este processo, direcionado a estudantes de países lusófonos, fomenta o intercâmbio educacional e cultural, além de potencialmente influenciar novas variações do português brasileiro. A análise do PSEI revela sua relevância para a democratização do ensino superior, considerando critérios de eficiência, aplicabilidade e retorno social. Foi constatado que a política reflete práticas de gestão linguística in vitro, onde decisões são planejadas e aplicadas para enfrentar desafios de diversidade linguística e integração cultural. Os resultados indicam que o modelo adaptado é eficaz na avaliação do PSEI, fornecendo subsídios para aprimorar políticas linguísticas e ampliar sua aplicabilidade em contextos educacionais e sociais. O trabalho também propõe recomendações que visam fortalecer a internacionalização e o papel do linguista na gestão de políticas públicas voltadas ao uso das línguas, mais especificamente, as políticas linguísticas públicas. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Políticas públicas | pt_BR |
dc.subject | Política linguística | pt_BR |
dc.subject | Estudantes estrangeiros | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Unilab | pt_BR |
dc.title | Diálogos possíveis entre políticas linguísticas e políticas públicas: uma avaliação do processo seletivo de estudantes internacionais -Diálogos possíveis entre políticas linguísticas e políticas públicas: uma avaliação do processo seletivo de estudantes internacionais - PSEI da UNILAB | pt_BR |
dc.type | Dissertation | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação - Mestrado Acadêmico em Estudos da Linguagem |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Dissertação Final Ciciliane de Castro Bezerra - Com ficha catalográfica (1).pdf | 5,61 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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