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dc.contributor.authorBezerra, Ciciliande de Castro-
dc.date.accessioned2025-01-21T19:55:41Z-
dc.date.available2025-01-21T19:55:41Z-
dc.date.issued2024-11-21-
dc.identifier.citationBEZERRA, C. C. (2024)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6145-
dc.descriptionBEZERRA, Ciciliande de Castro. Diálogos possíveis entre políticas linguísticas e políticas públicas: uma avaliação do processo seletivo de estudantes internacionais - PSEI da UNILAB. 2024. 141 f. Dissertação - Curso de Mestrado em Estudos da Linguagem, Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2024.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo avalia o Processo Seletivo de Estudantes Internacionais (PSEI) da UNILAB como uma Política Linguística Pública. A pesquisa adota o modelo de Avaliação Executiva adaptado, abordando o diagnóstico de problemas, desenho, implementação, governança, resultados e impacto da política. A metodologia baseia-se em análise qualitativa, com coleta de dados bibliográficos, documentais e estudo de caso; de caráter exploratório, descritivo e explicativo. Inicialmente, contextualiza-se o conceito de políticas linguísticas como intervenções deliberadas sobre o uso de línguas, vinculadas a questões sociopolíticas e culturais. A pesquisa enfatiza a relação entre políticas linguísticas e públicas, destacando a integração internacional e a inclusão sociocultural promovidas pelo PSEI. Este processo, direcionado a estudantes de países lusófonos, fomenta o intercâmbio educacional e cultural, além de potencialmente influenciar novas variações do português brasileiro. A análise do PSEI revela sua relevância para a democratização do ensino superior, considerando critérios de eficiência, aplicabilidade e retorno social. Foi constatado que a política reflete práticas de gestão linguística in vitro, onde decisões são planejadas e aplicadas para enfrentar desafios de diversidade linguística e integração cultural. Os resultados indicam que o modelo adaptado é eficaz na avaliação do PSEI, fornecendo subsídios para aprimorar políticas linguísticas e ampliar sua aplicabilidade em contextos educacionais e sociais. O trabalho também propõe recomendações que visam fortalecer a internacionalização e o papel do linguista na gestão de políticas públicas voltadas ao uso das línguas, mais especificamente, as políticas linguísticas públicas.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectPolítica linguísticapt_BR
dc.subjectEstudantes estrangeirospt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectUnilabpt_BR
dc.titleDiálogos possíveis entre políticas linguísticas e políticas públicas: uma avaliação do processo seletivo de estudantes internacionais -Diálogos possíveis entre políticas linguísticas e políticas públicas: uma avaliação do processo seletivo de estudantes internacionais - PSEI da UNILABpt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
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