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dc.contributor.authorSilva, Carla Alves da-
dc.date.accessioned2025-01-24T16:46:17Z-
dc.date.available2025-01-24T16:46:17Z-
dc.date.issued2022-02-11-
dc.identifier.citationSILVA, C. A. (2022)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6154-
dc.descriptionSILVA, Carla Alves da. A menina sem palavra, a infância e a contemporaneidade pó-colonial: perspectivas para a formação do leitor literário. 2022, 20f. TCC - Curso de Especialização Interdisciplinar em literaturas Africanas de Língua Portuguesa/ILL, Instituto de Educação a Distância - EAD, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022.pt_BR
dc.description.abstractA formação do leitor literário perpassa por várias abordagens e compreende um caminho amplo para que docentes, aliados a outras estratégias, proporcionem, em sala de aula, com ampliação para outros espaços, um público capaz de fazer diferentes leituras de mundo a partir do que se é apresentado de literatura e que esteja envolto às discussões propostas presentes nas diferentes obras literárias. Nessa perspectiva, cabe salientar que tornar possível a leitura de autoria africana pode proporcionar aos discentes um conhecimento mais amplo a respeito, por exemplo, das questões sociais e culturais de determinado povo e, assim, propiciar um mundo menos desigual e, consequentemente, sem preconceitos. Em torno dessa perspectiva, o trabalho em pauta visa apresentar uma reflexão em torno da formação de leitor literário a partir da obra A menina sem palavra, do escritor moçambicano Mia Couto, com vistas à temática da infância e da contemporaneidade pós-guerra em determinadas narrativas. Para alcançar o objetivo, pretende-se, aqui, fazer uma pesquisa descritiva-exploratória, de natureza bibliográfica, em torno de alguns pressupostos teóricos, relacionados à literatura africana de língua portuguesa em sala de aula e as construções narrativas em torno dela, respectivamente, e abordados por estudiosas, como Debus (2017), Mata (1998). Tais enfoques objetivam a formação crítica do leitor literário, de modo a propiciar discussões e reflexões ao referido escopo, que são os estudantes da educação básica.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectLiteratura Moçambicanapt_BR
dc.subjectFormação de leitorpt_BR
dc.subjectLeitura literáriapt_BR
dc.titleA menina sem palavra, a infância e a contemporaneidade pó-colonial: perspectivas para a formação do leitor literáriopt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece nas coleções:Artigos - Especialização Interdisciplinar em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa

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