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https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6154
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Silva, Carla Alves da | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-24T16:46:17Z | - |
dc.date.available | 2025-01-24T16:46:17Z | - |
dc.date.issued | 2022-02-11 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, C. A. (2022) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6154 | - |
dc.description | SILVA, Carla Alves da. A menina sem palavra, a infância e a contemporaneidade pó-colonial: perspectivas para a formação do leitor literário. 2022, 20f. TCC - Curso de Especialização Interdisciplinar em literaturas Africanas de Língua Portuguesa/ILL, Instituto de Educação a Distância - EAD, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A formação do leitor literário perpassa por várias abordagens e compreende um caminho amplo para que docentes, aliados a outras estratégias, proporcionem, em sala de aula, com ampliação para outros espaços, um público capaz de fazer diferentes leituras de mundo a partir do que se é apresentado de literatura e que esteja envolto às discussões propostas presentes nas diferentes obras literárias. Nessa perspectiva, cabe salientar que tornar possível a leitura de autoria africana pode proporcionar aos discentes um conhecimento mais amplo a respeito, por exemplo, das questões sociais e culturais de determinado povo e, assim, propiciar um mundo menos desigual e, consequentemente, sem preconceitos. Em torno dessa perspectiva, o trabalho em pauta visa apresentar uma reflexão em torno da formação de leitor literário a partir da obra A menina sem palavra, do escritor moçambicano Mia Couto, com vistas à temática da infância e da contemporaneidade pós-guerra em determinadas narrativas. Para alcançar o objetivo, pretende-se, aqui, fazer uma pesquisa descritiva-exploratória, de natureza bibliográfica, em torno de alguns pressupostos teóricos, relacionados à literatura africana de língua portuguesa em sala de aula e as construções narrativas em torno dela, respectivamente, e abordados por estudiosas, como Debus (2017), Mata (1998). Tais enfoques objetivam a formação crítica do leitor literário, de modo a propiciar discussões e reflexões ao referido escopo, que são os estudantes da educação básica. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Infância | pt_BR |
dc.subject | Literatura Moçambicana | pt_BR |
dc.subject | Formação de leitor | pt_BR |
dc.subject | Leitura literária | pt_BR |
dc.title | A menina sem palavra, a infância e a contemporaneidade pó-colonial: perspectivas para a formação do leitor literário | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos - Especialização Interdisciplinar em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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