Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6170
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Castro, Jéssyca Kelly Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-27T13:16:38Z | - |
dc.date.available | 2025-01-27T13:16:38Z | - |
dc.date.issued | 2022-02-09 | - |
dc.identifier.citation | CASTRO, J. K. O. (2022) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6170 | - |
dc.description | CASTRO, Jéssyca Kelly Oliveira. Noémia de sousa em sala de aula: Um novo olhar sobre a independência moçambicana. 2022, 29f. TCC - Curso de Especialização Interdisciplinar em literaturas Africanas de Língua Portuguesa/ILL, Instituto de Educação a Distância - EAD, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo tem como objetivo analisar três poemas de Noémia de Sousa usados em sala de aula nos anos finais do Ensino Fundamental. Pretende-se relacionar os poemas com o conteúdo do livro didático Trilhas Sistema de Ensino: Ensino Fundamental II: 9o Ano estudado a respeito das Independências na África, a fim de propor um ponto de vista não eurocêntrico da História. Os poemas são: “Deixa passar o meu povo”; “Se me quiseres conhecer”; e “Poema a Jorge Amado”. A pesquisa buscou levantar debates e questionamentos para propor uma melhor reflexão histórica das guerras pela independência na África, à luz da literatura; este estudo atua, portanto, com um olhar interdisciplinar entre História e Literatura, entendendo os poemas supracitados como fontes literárias para auxiliar no desenvolvimento de uma maior conscientização histórica, além de suprir uma carência deixada pelo livro didático, a respeito do processo de independência dos países africanos. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Literatura como fonte | pt_BR |
dc.subject | Noémia de Sousa | pt_BR |
dc.subject | Sala de Aula | pt_BR |
dc.title | Noémia de sousa em sala de aula: Um novo olhar sobre a independência moçambicana | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos - Especialização Interdisciplinar em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JÉSSYCA KELLY OLIVEIRA CASTRO.PDF | 2022_art_jcastro.pdf | 557,08 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.