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https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6180
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.author | Santiago, Paloma Virgens | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-27T15:55:34Z | - |
dc.date.available | 2025-01-27T15:55:34Z | - |
dc.date.issued | 2022-01-26 | - |
dc.identifier.citation | SANTIAGO, P. V. (2022) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6180 | - |
dc.description | SANTIAGO, Paloma Virgens. Suleando o processo educacional: a utilização do ritmo musical rap como mecanismo de protesto e ensino de Guiné-Bissau ao Brasil. 2022, 22f. TCC - Curso de Especialização Interdisciplinar em literaturas Africanas de Língua Portuguesa/ILL, Instituto de Educação a Distância - EAD, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O ritmo musical rap sempre foi um ritmo marginalizado por narrar, através de suas letras, as opressões vividas pelos sujeitos que se encontram à margem da sociedade. Este ritmo sempre esteve presente entre jovens, tanto no Brasil quanto na Guiné-Bissau, representando os movimentos de resistência e o protagonismo civil. Desde Bissau, os meios de comunicação têm sido imprescindíveis e eficazes no sentido de propagar as mensagens apresentadas nas canções. De acordo com Barros (2012), os movimentos de libertação que ocorreram no Continente africano foram muito importantes para o surgimento de novas frentes de resistência e o rap aparece então como instrumento responsável por ampliar as possibilidades de liberdade de expressão. Observando a necessidade de compreensão e exercício da Lei no10.639/03, fez-se necessário delinear um plano de ação cujo o ensino de diferentes movimentos literários, fenômenos políticos e sociais fosse pautado em literaturas marginais, ou letramento de reexistência a fim de propiciar um ensino-aprendizado mais efetivo e preocupado com a realidade dos estudantes. Serão analisadas de forma comparativa uma canção do rap brasileiro e uma canção Bissau-guineense, trechos das canções serão dispostos a fim de que os pontos supracitados possam ser identificados. Sendo assim, este trabalho buscou analisar de forma comparativa como as canções de rap eram utilizadas em Guiné-Bissau e como elas são utilizadas no Brasil como mecanismo de ensino e protesto evidenciando quais eram os discursos propagados nelas, bem como os aspectos políticos e sociais presentes nas canções selecionadas. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Rap | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Reexistência | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizado | pt_BR |
dc.title | Suleando o processo educacional: a utilização do ritmo musical rap como mecanismo de protesto e ensino de Guiné-Bissau ao Brasil | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Artigos - Especialização Interdisciplinar em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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Paloma Virgens Santiago.pdf | 2022_art_psantiago.pdf | 437,56 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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