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dc.contributor.authorSantiago, Paloma Virgens-
dc.date.accessioned2025-01-27T15:55:34Z-
dc.date.available2025-01-27T15:55:34Z-
dc.date.issued2022-01-26-
dc.identifier.citationSANTIAGO, P. V. (2022)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6180-
dc.descriptionSANTIAGO, Paloma Virgens. Suleando o processo educacional: a utilização do ritmo musical rap como mecanismo de protesto e ensino de Guiné-Bissau ao Brasil. 2022, 22f. TCC - Curso de Especialização Interdisciplinar em literaturas Africanas de Língua Portuguesa/ILL, Instituto de Educação a Distância - EAD, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO ritmo musical rap sempre foi um ritmo marginalizado por narrar, através de suas letras, as opressões vividas pelos sujeitos que se encontram à margem da sociedade. Este ritmo sempre esteve presente entre jovens, tanto no Brasil quanto na Guiné-Bissau, representando os movimentos de resistência e o protagonismo civil. Desde Bissau, os meios de comunicação têm sido imprescindíveis e eficazes no sentido de propagar as mensagens apresentadas nas canções. De acordo com Barros (2012), os movimentos de libertação que ocorreram no Continente africano foram muito importantes para o surgimento de novas frentes de resistência e o rap aparece então como instrumento responsável por ampliar as possibilidades de liberdade de expressão. Observando a necessidade de compreensão e exercício da Lei no10.639/03, fez-se necessário delinear um plano de ação cujo o ensino de diferentes movimentos literários, fenômenos políticos e sociais fosse pautado em literaturas marginais, ou letramento de reexistência a fim de propiciar um ensino-aprendizado mais efetivo e preocupado com a realidade dos estudantes. Serão analisadas de forma comparativa uma canção do rap brasileiro e uma canção Bissau-guineense, trechos das canções serão dispostos a fim de que os pontos supracitados possam ser identificados. Sendo assim, este trabalho buscou analisar de forma comparativa como as canções de rap eram utilizadas em Guiné-Bissau e como elas são utilizadas no Brasil como mecanismo de ensino e protesto evidenciando quais eram os discursos propagados nelas, bem como os aspectos políticos e sociais presentes nas canções selecionadas.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectRappt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectReexistênciapt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizadopt_BR
dc.titleSuleando o processo educacional: a utilização do ritmo musical rap como mecanismo de protesto e ensino de Guiné-Bissau ao Brasilpt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece en las colecciones: Artigos - Especialização Interdisciplinar em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa

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