Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6189
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Sebastião José Leones de | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-28T12:30:37Z | - |
dc.date.available | 2025-01-28T12:30:37Z | - |
dc.date.issued | 2022-01-24 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRO, S. J. L. (2022) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6189 | - |
dc.description | OLIVEIRA, Sebastião José Leones de. A literatura de cordel como ferramenta para a aquisição do letramento literário em turma de 9º ano do ensino fundamental. 2022, 19f. TCC - Curso de Especialização Interdisciplinar em literaturas Africanas de Língua Portuguesa/ILL, Instituto de Educação a Distância - EAD, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A literatura é uma das expressões artísticas mais significativas na história das civilizações, pois é a partir dela que o ser humano constrói o seu mundo e reconstrói o mundo criado por seus pares. Ao analisarmos o ensino da literatura, nota-se o quanto o trabalho com essa arte, em sala de aula, se tem demonstrado um tanto quanto ineficaz, haja vista a enorme problemática no que diz respeito ao letramento literário por parte dos estudantes. Onde a leitura literária é desenvolvida a partir de atividades voltadas para a construção de resumos, relatórios, fichas, visando à obtenção de notas para fechamento de ciclos escolares, resultando assim em práticas pedagógicas não significativas. Nesse contexto, é visto na Literatura de Cordel uma fonte alternativa de trabalho com a prática literária, pois esta carrega importantes marcas e traços de nossa história e cultura popular. O presente artigo visa propor uma intervenção pedagógica em turmas de 9o ano do Ensino Fundamental, a partir da utilização da Literatura de Cordel, fundamentada pela metodologia da Sequência Básica sugerida por Cosson (2021). Acredita-se que, por meio de ações organizadas e sistematizadas, onde a literatura de cordel não seja concebida como um fim, mas como um caminho possível, capaz de proporcionar o acesso também a outras leituras e, a partir de então, contribuir para a formação do leitor literário. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Literatura de Cordel | pt_BR |
dc.subject | Letramento Literário | pt_BR |
dc.title | A literatura de cordel como ferramenta para a aquisição do letramento literário em turma de 9º ano do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Artigos - Especialização Interdisciplinar em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
SEBASTIÃO JOSÉ LEONES DE OLIVEIRA.PDF | 2022_art_soliveira.pdf | 590,2 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.