Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6189
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorOliveira, Sebastião José Leones de-
dc.date.accessioned2025-01-28T12:30:37Z-
dc.date.available2025-01-28T12:30:37Z-
dc.date.issued2022-01-24-
dc.identifier.citationOLIVEIRO, S. J. L. (2022)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6189-
dc.descriptionOLIVEIRA, Sebastião José Leones de. A literatura de cordel como ferramenta para a aquisição do letramento literário em turma de 9º ano do ensino fundamental. 2022, 19f. TCC - Curso de Especialização Interdisciplinar em literaturas Africanas de Língua Portuguesa/ILL, Instituto de Educação a Distância - EAD, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022.pt_BR
dc.description.abstractA literatura é uma das expressões artísticas mais significativas na história das civilizações, pois é a partir dela que o ser humano constrói o seu mundo e reconstrói o mundo criado por seus pares. Ao analisarmos o ensino da literatura, nota-se o quanto o trabalho com essa arte, em sala de aula, se tem demonstrado um tanto quanto ineficaz, haja vista a enorme problemática no que diz respeito ao letramento literário por parte dos estudantes. Onde a leitura literária é desenvolvida a partir de atividades voltadas para a construção de resumos, relatórios, fichas, visando à obtenção de notas para fechamento de ciclos escolares, resultando assim em práticas pedagógicas não significativas. Nesse contexto, é visto na Literatura de Cordel uma fonte alternativa de trabalho com a prática literária, pois esta carrega importantes marcas e traços de nossa história e cultura popular. O presente artigo visa propor uma intervenção pedagógica em turmas de 9o ano do Ensino Fundamental, a partir da utilização da Literatura de Cordel, fundamentada pela metodologia da Sequência Básica sugerida por Cosson (2021). Acredita-se que, por meio de ações organizadas e sistematizadas, onde a literatura de cordel não seja concebida como um fim, mas como um caminho possível, capaz de proporcionar o acesso também a outras leituras e, a partir de então, contribuir para a formação do leitor literário.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectLiteratura de Cordelpt_BR
dc.subjectLetramento Literáriopt_BR
dc.titleA literatura de cordel como ferramenta para a aquisição do letramento literário em turma de 9º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece en las colecciones: Artigos - Especialização Interdisciplinar em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SEBASTIÃO JOSÉ LEONES DE OLIVEIRA.PDF2022_art_soliveira.pdf590,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.