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https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6206
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Falcão, Adair Gomes | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-18T19:41:57Z | - |
dc.date.available | 2025-02-18T19:41:57Z | - |
dc.date.issued | 2025-01-06 | - |
dc.identifier.citation | FALCÃO, A. G. (2025). | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6206 | - |
dc.description | FALCÃO, Adair Gomes. Concepções e práticas de educação ambiental na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Francisco Correia Lima Barreira - Ceará. Redenção, 2025.108f. Dissertação - Curso de Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis, Programa De Pós-graduação Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2025. | pt_BR |
dc.description.abstract | As concepções e práticas da Educação Ambiental vem sendo aplicados no contexto educacional, na busca de moderar nossos hábitos de consumo exacerbada no que diz respeito a biodiversidade através de conscientização e preservação ambiental. Dentro dessa perspectiva, torna-se crucial debatermos esse assunto, devido à sua importância e urgência nas instituições escolares tanto com professores, como para os alunos. Considerando a relevância do assunto, o objetivo principal desta dissertação foi analisar as concepções e as práticas de Educação Ambiental dos docentes de anos iniciais e finais de Ensino Fundamental II da Escola Municipal Francisco Correia Lima, distrito de Arerê Barreira (CE) e suas relações com as práticas educativas desenvolvidas por estes sujeitos. Para o trajeto metodológico empregamos método qualitativo, de natureza básica e caráter exploratória, além disso, utilizamos o questionário como ferramenta estratégico com 37 docentes e obtivemos 16 respostas das quais usamos a estatística descritiva e conteúdo de bardin para análise de dados a fim de alcançarmos os objetivos delineados. O estudo tem dentre os seus referenciais teóricos Carson (2010); Boff (2012); Reigota (2009; 2002; 2017); Dias (2010); Conrado e Silva (2017), dentre outros autores/as, para nos ajudar de ponto de vista socializamos com a temática proposto. Com este estudo, constatamos que as ações pedagógicas desenvolvidas através de projetos como “Agrinho”, estão potencializando o progresso educacional ao criar visão interdisciplinar que integram temas contemporâneos da formação de professores e ações de integração e conversação. Dessa forma, percebe que EA, especialmente quando implementada em contexto escolar, é uma estratégia importante para promover o progresso social e promover a conscientização e o desenvolvimento sustentável. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Concepções | pt_BR |
dc.subject | Práticas de EA | pt_BR |
dc.subject | Conscientização ambiental | pt_BR |
dc.title | Concepções e práticas de educação ambiental na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Francisco Correia Lima Barreira - Ceará/Brasil | pt_BR |
dc.type | Dissertation | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação - Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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DISSERTAÇÃO COM FICHA 01.pdf | 2,68 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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