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dc.contributor.authorLeal, Nayara Martins-
dc.date.accessioned2025-02-20T13:45:37Z-
dc.date.available2025-02-20T13:45:37Z-
dc.date.issued2024-06-28-
dc.identifier.citationLEAL, N. M. (2024)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6223-
dc.descriptionLEAL, Nayara Martins. A variação linguística nos anos finais do ensino fundamental: desafios e possibilidades. 2024. 140f. Dissertação - Curso de Mestrado em Estudos de Linguagem, Instituto de Linguagens e Literaturas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2024.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo analisar a abordagem que o livro didático “Geração Alpha”confere à variação linguística, uma vez que se trata de parte fundamental do fazer pedagógico nas escolas brasileiras, que será guiado, em grande parte, pelos conceitos e perspectivas teóricas mobilizadas pelos autores do livro. Para a realização desse estudo, apoiamo-nos nos pressupostos da Sociolinguística Variacionista, iniciada por Labov (1972), fundamentados na relação entre língua e sociedade e nas contribuições para o ensino de língua materna e em estudiosos como Bortoni – Ricardo (2004, 2005,2014), Marcos Bagno (2002, 2007, 2011, 2013, 2017), dentre outros. Os resultados revelam que o livro carece de um reforço teórico que enalteça a compreensão do aluno sobre várias questões que envolvem os estudos linguísticos, como por exemplo sobre a pluralidade de língua existentes no Brasil e sobre a contribuição significativa de outros povos (além dos índios e africanos) para a nossa língua. O livro necessita de uma reflexão clara sobre o preconceito linguístico que possibilite professores e alunos refletirem, no ambiente escolar, sobre a língua em uso, e sobre a norma padrão, que é apresentada sem qualquer tipo de reflexão, o que sugere que tudo que se faz em termo de estudo de gramática é considerado norma padrão. Há também uma limitação no trato com as variedades linguísticas, focalizando apenas aquelas usadas pelas populações pobres.Ademais, a proposta de ensino parte de polarizações linguístico-sociais: certo e errado, padrão e não padrão, culto e caipira, assumindo a norma padrão da língua para, a partir dela, conceituar as demais como sendo desprestigiadas e caipiras.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesapt_BR
dc.subjectLíngua Maternapt_BR
dc.subjectVariação linguísticapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleA variação linguística nos anos finais do ensino fundamental: desafios e possibilidadespt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Acadêmico em Estudos da Linguagem

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