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dc.contributor.authorLima, Larisse Ferreira de Alcantara-
dc.date.accessioned2025-02-20T13:57:21Z-
dc.date.available2025-02-20T13:57:21Z-
dc.date.issued2023-12-01-
dc.identifier.citationLIMA, L. F. A. (2023)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6225-
dc.descriptionLIMA, Larisse Ferreira de Alcantara. Uma análise textual-discursiva da paráfrase em redações de estudantes do 3o ano do ensino médio de Beberibe - CE. 2023. 130f. Dissertação - Curso de Mestrado em Estudos de Linguagem, Instituto de Linguagens e Literaturas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo investigar a paráfrase, como recurso de produção textual, nas redações do “Concurso de Redação Enem: chego junto, chego a 1000!” produzidas por estudantes dos terceiros anos das quatro (04) escolas estaduais de Beberibe-CE, no ano de 2021. A pesquisa desdobra-se em três objetivos específicos: identificar nas redações os planos parafrásticos locutivo, referencial, pragmático e simbólico de Fuchs (1982); além de analisar a paráfrase e sua relação com a construção de sentidos, a argumentação e a autoria no texto, por fim, comparar a elaboração do recurso parafrástico em redações avaliadas com médias abaixo de 500 pontos e acima de 800 pontos do concurso supracitado. Tendo em vista as cinco (05) temáticas disponibilizadas pelo concurso, o participante deveria escrever um texto dissertativo-argumentativo sobre a proposta solicitada, que apresentasse tese e argumentos consistentes. O estudo parte das definições de paráfrase para Fuchs (1982, 1985), Ilari e Geraldi (1987), Orlandi (1999), Sant’ Anna (2003), Koch e Elias (2016), Ilari (2019) e dos conceitos de memória para Pêcheux (1975). O corpus compõe-se por quarenta (40) textos das quatro (04) escolas estaduais de Beberibe-CE divididos da seguinte maneira: vinte (20) textos com médias a partir de 800 pontos, dez (10) textos com médias abaixo de 500 pontos e dez (10) textos considerados intermediários com médias entre 500 a 640 pontos. A partir da análise, percebemos a utilização de ideias contidas nos textos motivadores escolhidos pelo certame por meio de paráfrases linguísticas ou discursivas e constatamos que os textos com médias a partir de 800 pontos apresentavam, em sua maioria, um discurso a partir da reformulação de um já-dito, sendo a avaliação positiva, pois esse recurso contribuiu para a autoria textual e,sobretudo, para a defesa de posicionamentos; já nos textos com médias abaixo de 500 pontos, observamos, em sua maioria, tentativas de paráfrases no plano locutivo ou referencial a partir dos textos motivadores, o que comprometeu a sua avaliação, principalmente, por serem textos com ideias contraditórias e por vezes incoerentes. Portanto, a paráfrase pode ser um recurso estratégico na construção de um texto dissertativo-argumentativo.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectRedaçãopt_BR
dc.subjectParáfrasept_BR
dc.subjectConstrução de autoriapt_BR
dc.subjectDefesa de posicionamentospt_BR
dc.titleUma análise textual-discursiva da paráfrase em redações de estudantes do 3o ano do ensino médio de Beberibe - CEpt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
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