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dc.contributor.authorCosta, Raquel Rodrigues da-
dc.date.accessioned2025-02-24T16:33:42Z-
dc.date.available2025-02-24T16:33:42Z-
dc.date.issued2018-08-03-
dc.identifier.citationCOSTA, R. R. (2018)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6247-
dc.descriptionCOSTA, Raquel Rodrigues da. Estratégias educativas em saúde para pacientes com diabetes mellitus tipo 2. 2018, 35f. Monografia - Curso de Especialização em Saúde Da Família, Instituto De Ciências Da Saúde, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2018.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo teve como objetivo analisar e discutir algumas estratégias de educação em saúde desenvolvidas para pacientes com DM2, através de uma revisão integrativa da literatura. Utilizaram-se as seguintes etapas: seleção da questão temática, estabelecimento dos critérios para a seleção da amostra, representação das características da pesquisa original, análise dos dados, interpretação dos resultados e apresentação da revisão. Foi realizada a busca nas bases de dados: Scielo, Lilacs e Medline, com os seguintes descritores em saúde entrecruzados com o marcador boleano ―and: Diabetes Mellitus Tipo 2/ Educação em Saúde. Os critérios de inclusão foram artigos que respondessem a pergunta de partida, estivessem compreendidos no período de 2008 a 2017, se encontrassem disponíveis de forma gratuita, eletronicamente e acessados na íntegra, nos idiomas português, inglês e espanhol. O estudo foi realizado no período de maio a julho de 2018. Os dados foram coletados simultaneamente e foram selecionados 26 artigos para a discussão do estudo. As estratégias educativas para pacientes com DM2 encontradas foram categorizadas em três temas: Educação em grupo; Programa educacional; Educação individual, Educação em grupo e individual e visita domiciliar. De acordo com cada objetivo proposto nos estudos, as estratégias educativas mostraram-se efetivas, desde o melhor conhecimento da doença até melhoria nos valores da hemoglobina glicada. Sendo assim, as estratégias educativas têm sido fundamentais para direcionar o paciente com DM2 ao automanejo da doença refletindo em controle glicêmico satisfatório e melhoria da qualidade de vida.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDiabetes Mellitus tipo 2pt_BR
dc.subjectEducação em Saúdept_BR
dc.subjectPacientept_BR
dc.titleEstratégias educativas em saúde para pacientes com diabetes mellitus tipo 2pt_BR
dc.typeMonographpt_BR
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