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https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6277
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Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | João, Isménia Rosária | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-26T18:39:10Z | - |
dc.date.available | 2025-02-26T18:39:10Z | - |
dc.date.issued | 2017-07-26 | - |
dc.identifier.citation | JOÃO, I. R. (2017) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6277 | - |
dc.description | JOÃO, Isménia Rosária. Política pública e desenvolvimento: Uma análise da política de educação básica em Angola. 2017. 77f. Monografia - Curso de Administração Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | A educação deve ser vista não apenas como um meio para o desenvolvimento humano, mas também como um instrumento que, em conjunto com outros, favorece as transformações sociais. Por essa razão, as políticas de educação, a depender da forma como são implementadas, podem potencializar o desenvolvimento de um país. O presente trabalho se propõe a uma reflexão e análise do sistema educacional angolano, observando três momentos, que são: antes da colonização, durante e pós-dependência. Seu objetivo foi analisar se os programas e políticas públicas de educação do currículo básico foram concebidos e implementados como instrumentos para o desenvolvimento do país. Parte da lógica de que desenvolvimento não deve ser medido apenas a partir da dimensão econômica, mas deve ser tido como um fenômeno multidimensional, que inclui entre seus determinantes a educação. Para alcançar esse objetivo, utilizamos uma abordagem metodológica qualitativa, que se valeu de dois métodos de pesquisa, quais sejam, a bibliográfica e documental. Os resultados da análise documental apontam que embora o Estado angolano, tenha sido capaz de formular as diretrizes políticas educacionais que respondem às necessidades do país, foi pouco capaz de implementar o que foi traçado. O trabalho termina apontando a necessidade de o Estado priorizar mais o setor educacional, pois a educação é um mecanismo fundamental para obter desenvolvimento e liberdade. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento | pt_BR |
dc.subject | Educação básica | pt_BR |
dc.subject | Políticas Públicas | pt_BR |
dc.subject | Qualidade na educação | pt_BR |
dc.subject | Angola | pt_BR |
dc.title | Política pública e desenvolvimento: uma análise da política de educação básica em Angola | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografias - Administração Pública Presencial |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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