Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6277
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorJoão, Isménia Rosária-
dc.date.accessioned2025-02-26T18:39:10Z-
dc.date.available2025-02-26T18:39:10Z-
dc.date.issued2017-07-26-
dc.identifier.citationJOÃO, I. R. (2017)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6277-
dc.descriptionJOÃO, Isménia Rosária. Política pública e desenvolvimento: Uma análise da política de educação básica em Angola. 2017. 77f. Monografia - Curso de Administração Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2017.pt_BR
dc.description.abstractA educação deve ser vista não apenas como um meio para o desenvolvimento humano, mas também como um instrumento que, em conjunto com outros, favorece as transformações sociais. Por essa razão, as políticas de educação, a depender da forma como são implementadas, podem potencializar o desenvolvimento de um país. O presente trabalho se propõe a uma reflexão e análise do sistema educacional angolano, observando três momentos, que são: antes da colonização, durante e pós-dependência. Seu objetivo foi analisar se os programas e políticas públicas de educação do currículo básico foram concebidos e implementados como instrumentos para o desenvolvimento do país. Parte da lógica de que desenvolvimento não deve ser medido apenas a partir da dimensão econômica, mas deve ser tido como um fenômeno multidimensional, que inclui entre seus determinantes a educação. Para alcançar esse objetivo, utilizamos uma abordagem metodológica qualitativa, que se valeu de dois métodos de pesquisa, quais sejam, a bibliográfica e documental. Os resultados da análise documental apontam que embora o Estado angolano, tenha sido capaz de formular as diretrizes políticas educacionais que respondem às necessidades do país, foi pouco capaz de implementar o que foi traçado. O trabalho termina apontando a necessidade de o Estado priorizar mais o setor educacional, pois a educação é um mecanismo fundamental para obter desenvolvimento e liberdade.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDesenvolvimentopt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectPolíticas Públicaspt_BR
dc.subjectQualidade na educaçãopt_BR
dc.subjectAngolapt_BR
dc.titlePolítica pública e desenvolvimento: uma análise da política de educação básica em Angolapt_BR
dc.typeMonographpt_BR
Aparece nas coleções:Monografias - Administração Pública Presencial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ISMÉNIA ROSÁRIA JOÃO.pdf2017_mono_ijoão.pdf867,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.