Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6283
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Nanfadi, Vladimir Renato | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-27T13:59:10Z | - |
dc.date.available | 2025-02-27T13:59:10Z | - |
dc.date.issued | 2020-02-03 | - |
dc.identifier.citation | NANFADI, V. R. (2020) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6283 | - |
dc.description | NANFADI, Vladimir Renato. Status do Kriol da Guiné-Bissau frente ao português. 2020. 14f. TCC - Curso de Letras - Língua Portuguesa, Instituto de Linguagens e Literatura, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira-Ceará, Redenção-CE, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho procurou compreender sobre as políticas linguísticas e suas ações com o status do kriol guineense. Sendo assim, buscamos apontar as consequências que essas políticas trouxeram para a sociedade guineense e qual seria o mecanismo a ser usado a partir de então. Assim, apresentamos uma discussão teórica sobre as políticas linguísticas, baseando em autores que falaram sobre tal matéria, como Calvet (2002, 2007), Sampa e Lopes (2017), Namone e Timbane (1996), entre outros. Buscamos exemplificar como é que essas políticas atuam na sociedade guineense e seu impacto no ensino escolar. O pouco contato com a língua oficial e a questão de não implementação da língua kriol no ensino guineense são fatores que afastam os guineenses do mundo da ciência impossibilitando, assim, sua compreensão. Com tudo isso, compreendemos, a partir deste estudo, que é fundamental fazer com que a língua kriol seja valorizada. Algumas dessas ações seriam: engajamento do Estado guineense na construção de uma nova política educacional voltada à realidade do país; a valorização do kriol como sendo a língua nacional e materna da maior parte dos guineenses, algo que faria com que a língua kriol passasse a ser ensinada nas escolas do país. Se levarmos tudo isso em consideração, acreditamos que tais medidas poderiam contribuir na política educacional do país. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Políticas linguísticas | pt_BR |
dc.subject | Kriol guineense | pt_BR |
dc.subject | Identidade educacional | pt_BR |
dc.title | Status do Kriol da Guiné-Bissau frente ao português | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo - Letras Língua Portuguesa (Ceará) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Vladimir Renato Nanfadi.pdf | 2020_art_vlananfadi.pdf | 249,93 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.