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https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6318
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Sousa, Antônia Natália Lessa de | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-13T11:43:17Z | - |
dc.date.available | 2025-03-13T11:43:17Z | - |
dc.date.issued | 2022-02-15 | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, A. N. L. (2022) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6318 | - |
dc.description | SOUSA, Antônia Natália Lessa de. Diversidade cultural afro-brasileira e africana no ensino de história à luz da Lei 10639/2003: Experiências e estratégias didático-pedagógicas em uma escola estadual de educação profissional no município de Paraipaba-Ceará. 2022, 18f. TCC - Curso de Especialização em Gênero, Diversidade e Direitos Humanos, Instituto de Educação a Distância - EAD, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O ensino sobre a Diversidade Cultural Afro-brasileira e Africana, no ensino de história, tem sido desafiador no chão da escola. A falta de preparo pelos docentes e a resistência às mais diversas formas de vivência do povo negro têm causado estranhamento naqueles que conduzem o processo de ensino-aprendizagem. A questão está no antagonismo das universidades públicas e privadas do país que lidam com a abordagem do tema de forma vaga, deixando uma lacuna no processo de ensino e aprendizagem, que respinga diretamente no chão da escola. O grande desafio das escolas públicas é na preparação docente e como esses conteúdos estão sendo abordados nas instituições de ensino. Existe uma demanda específica para ser atendida, porém são encontradas muitas resistências nas discussões dos temas. Neste sentido, a abordagem qualitativa se faz necessária, pois busca proporcionar vez e vozes subjetivas aos protagonistas participantes das ações, bem como leva em consideração todo o processo do estudo e as questões sócio-históricas dos envolvidos. Os docentes devem pensar no processo de ensino-aprendizagem como elementos necessários para reforçar e promover junto aos educandos, negros e não negros, instrumentos informativos que contemplem a diversidade da cultura afrodescendente e que eles foram sumamente importantes na nossa construção identitária. Desta forma, o cumprimento e a aplicabilidade da Lei 10.639/03 é algo que deve ser encorajado não só pelos docentes de humanas, mas por toda comunidade escolar, pois quanto mais for discutido, lembrado e desmistificado o tema sobre o legado, contribuições do povo negro, menos racismo, preconceito e discriminação existirão. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Diversidade | pt_BR |
dc.subject | Cultura afro-brasileira | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Lei 10.639/2003 | pt_BR |
dc.title | Diversidade cultural afro-brasileira e africana no ensino de história à luz da Lei 10639/2003: Experiências e estratégias didático-pedagógicas em uma escola estadual de educação profissional no município de Paraipaba-Ceará | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos - Especialização em Gênero, Diversidade e Direitos Humanos |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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ANTONIA NATÁLIA LESSA DE SOUSA.pdf | 2022_art_asousa.pdf | 787,37 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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