Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6324
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBatista, Diogo Barrêto-
dc.date.accessioned2025-03-13T12:45:25Z-
dc.date.available2025-03-13T12:45:25Z-
dc.date.issued2022-02-16-
dc.identifier.citationBATISTA, D. B. (2022)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6324-
dc.descriptionBATISTA, Diogo Barrêto. O acesso de estudantes pretos e pardos nas Escolas Estaduais de Educação Profissional do Ceará. 2022, 15f. TCC - Curso de Especialização em Gênero, Diversidade e Direitos Humanos, Instituto de Educação a Distância - EAD, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022.pt_BR
dc.description.abstractNeste trabalho, busca-se analisar o acesso de estudantes pretos e pardos nas Escolas de Educação Profissional – EEEP do Ceará, partindo de uma reflexão das políticas sociais de ações afirmativas e seu papel na garantia do acesso aos estudantes. Com base nas normativas de seleção e o papel social da educação na transformação social dos sujeitos, o texto apresentado trata-se de uma pesquisa documental e bibliográfica de caráter exploratório. A problematização deu-se também através de fontes documentais da Secretaria de Educação do Ceará, a saber: Portarias e Leis, no que se refere às normativas de seleção dos estudantes para as escolas de educação profissional e uma pesquisa sobre as questões étnico-raciais no Brasil, refletindo sobre os desafios e conquistas dos povos pretos e pardos ao longo das últimas décadas em nosso país, no qual destacamos Souza (2018), Espírito Santo (2013) e Telles (2012). O arcabouço teórico permitiu refletir sobre as estratégias adotadas para o acesso de pretos e pardos na educação profissional do Ceará, refletindo sobre as cotas já disponibilizadas e as dinâmicas adotadas na seleção dos estudantes, permitindo assim, compreender se o modelo atual é abrangente na garantia do acesso a todos que buscam essa proposta de ensino.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPreto e Pardospt_BR
dc.subjectRaça e Corpt_BR
dc.subjectPolíticas Afirmativaspt_BR
dc.titleO acesso de estudantes pretos e pardos nas Escolas Estaduais de Educação Profissional do Ceará.pt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece nas coleções:Artigos - Especialização em Gênero, Diversidade e Direitos Humanos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DIOGO BARRÊTO BATISTA.pdf2022_art_dbatista.pdf282,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.