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https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6325
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Freitas, Edjango Lima | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-13T13:01:10Z | - |
dc.date.available | 2025-03-13T13:01:10Z | - |
dc.date.issued | 2022-02-22 | - |
dc.identifier.citation | FREITAS, E. L. (2022) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6325 | - |
dc.description | FREITAS, Edjango Lima. A Memória Afetiva de Estudantes LGBTQIA+ no Ensino Fundamental II e o Espaço Escolar: O Caso de uma Escola de Tempo Integral em Maracanaú – CE. 2022, 27f. TCC - Curso de Especialização em Gênero, Diversidade e Direitos Humanos, Instituto de Educação a Distância - EAD, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho propõe a leitura do espaço escolar como arena para (re)construção das relações afetivas de estudantes LGBTQIA+, dando ênfase as práticas espaciais em articulação ao protagonismo desenvolvido pelos mesmos, afim de superarem as hostilidades cotidianas. Pois acreditamos na não exclusão imposta pelos padrões socioculturais heteronormativos e hegemônicos que vêm pressionando nas últimas décadas um apagamento por parte de políticas educacionais que se posicionem claramente sobre a inclusão e diversidade no âmbito das discussões de gênero e sexualidade. Elegemos o conceito de Território como direcionamento para o estudo, visto que as práticas espaciais se tornam experiências “marginais” implicando na transposição de fronteiras, geração de conflitos e na construção de territorialidades a partir de relações de poder. A fundamentação teórica gravita em torno dos conceitos de Território, Afetividade, Gênero e Sexualidade e da concepção de Geografia Maldita, tendo como referências: SILVA, ORNAT & CHIMIN JÚNIOR (2013); THIOLLENT (1986); ABRAMOVAY (2015), FERRAÇO (2007), FOUCAULT (2006) e FREITAS (2021), que faz a discussão sobre o espaço escolar estudado. A metodologia baseia-se na pesquisa-ação, presente no cotidiano de muitos professores, e se desdobra em um conjunto de práticas educativas a partir de uma realidade vivida. O resultado surge a partir da análise da oficina geográfica, apresentados por atividades, questionário, entrevistas e depoimentos. Acreditamos que este trabalho contribua para o processo de luta por uma educação inclusiva que preze pelo respeito à diversidade no ambiente escolar e o fortalecimento das territorialidades de educandos LGBTQIA+. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Afetividade | pt_BR |
dc.subject | LGBTQIA+ | pt_BR |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.subject | Geografia | pt_BR |
dc.subject | Sexualidade | pt_BR |
dc.title | A Memória Afetiva de Estudantes LGBTQIA+ no Ensino Fundamental II e o Espaço Escolar: O Caso de uma Escola de Tempo Integral em Maracanaú – CE. | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos - Especialização em Gênero, Diversidade e Direitos Humanos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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EDJANGO LIMA FREITAS.pdf | 2022_art_efreitas.pdf | 779,56 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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