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https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6335
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Vieira Té, Ginelsa Nelson | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-14T13:05:42Z | - |
dc.date.available | 2025-03-14T13:05:42Z | - |
dc.date.issued | 2022-02-15 | - |
dc.identifier.citation | VIEIRA TÉ, G. N. (2022) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6335 | - |
dc.description | VIEIRA TÉ, Ginelsa Nelson. Masculinidades na construção do poder: O caso dos discentes guineenses da Unilab-CE. 2022, 17f. TCC - Curso de Especialização em Gênero, Diversidade e Direitos Humanos, Instituto de Educação a Distância - EAD, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo analisa a masculinidade como atributo à construção do poder no meio dos homens guineenses da UNILAB-CE. Paralelamente a isso, procuramos avaliar a necessidade de intensificar a promoção da equidade de gênero e da defesa dos direitos humanos, no sentido de orientar as/os guineenses quanto à necessidade de cumprimento das Leis e da criação de políticas públicas de inclusão social das minorias, em conformidade com os artigos 24° e 25° da Constituição da Guiné-Bissau, de dezembro de 1996. Esses artigos garantem que todas a pessoas gozam dos mesmos direitos, sem distinção de raça, sexo ou religião. A pesquisa é de caráter teórico- qualitativo, tendo sido utilizados os seguintes procedimentos metodológicos: revisão de literatura, entrevistas e análise de dados. Foram entrevistados estudantes guineenses da UNILAB, entre 27 e 29 anos de idade, dos cursos de Sociologia e Administração Pública. As entrevistas semiestruturadas objetivaram investigar se a educação familiar guineense corrobora a desigualdade de oportunidades políticas, econômicas e sociais entre homens e mulheres, buscando compreender como são constituídas as bases do poder nas formas sociais. Busca- se ainda analisar a disposição dos homens a contribuírem no processo de emancipação das mulheres guineenses: notadamente quanto aos seus modos de pensar e agir quanto ao poder e aos privilégios masculinos na base do sistema patriarcal. Os resultados obtidos nos possibilitaram chegar à conclusão do que o patriarcalismo foi herdado do colonizador e de que a divisão social do trabalho começa na vida familiar: na qual a maior parte das meninas seguem encarregas das tarefas de casa e os meninos têm comumente mais privilégios (os quais lhes possibilitam mais fácil e livremente estudar e participar da vida pública). | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Estudantes guineenses na UNILAB | pt_BR |
dc.subject | Masculinidades positivas | pt_BR |
dc.subject | Gênero e Educação | pt_BR |
dc.title | Masculinidades na construção do poder: O caso dos discentes guineenses da Unilab-CE | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos - Especialização em Gênero, Diversidade e Direitos Humanos |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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GINELSA NELSON VIEIRA TÉ .pdf | 2022_art_gvieiraté.pdf | 417,17 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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