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dc.contributor.authorSantos, Juliana Da Silva-
dc.date.accessioned2025-03-14T13:57:01Z-
dc.date.available2025-03-14T13:57:01Z-
dc.date.issued2022-02-09-
dc.identifier.citationSANTOS, J. S. (2022)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6342-
dc.descriptionSANTOS, Juliana Da Silva. A professora: notas sobre a feminização e precarização no magistério Acarapense. 2022, 20f. TCC - Curso de Especialização em Gênero, Diversidade e Direitos Humanos, Instituto de Educação a Distância - EAD, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022.pt_BR
dc.description.abstractA presente proposta de pesquisa é desdobramento das discussões elencadas ao longo do desenvolvimento da dissertação de mestrado intitulada: “Entre idealizações e realidade: As interfaces de ser professora na rede municipal de Acarape – Ceará”, financiada pela FUNCAP – Ceará. Entendendo a importância de utilizarmos a categoria gênero como marcador de análise a pesquisa trabalha apenas com as professoras. Diante disso, sentimos a necessidade de investigar e refletir sobre a feminização e precarização do magistério e suas implicações para a caracterização do espaço escolar acarapense. Assim, o presente artigo objetiva tecer reflexões sobre a feminização e precarização das professoras temporárias da rede pública de Acarape embasada em uma pesquisa de cunho feminista e interdisciplinar. Metodologicamente a pesquisa foi desenvolvida sob o viés do materialismo histórico dialético, embasada em uma perspectiva bibliográfica somada às análises de entrevistas feitas com as professoras ao longo do escrito. Como resultado apontamos o levantamento de algumas determinantes estruturais que fomentam o cenário de precarização, podemos citar: Relações flexíveis de trabalho; falta de seguridade social; contratos temporários que visam suprir a necessidade do município, mas não dão contrapartida satisfatória as professoras e intensificação do trabalho ocasionada pelas constantes horas trabalhando em condições indevidas. Assim ancorados na vasta literatura sobre o tema propomos ainda a construção de um conhecimento teórico que auxiliará em discussões futuras sobre as relações entre gênero e o mercado de trabalho.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectTrabalho docentept_BR
dc.subjectFeminizaçãopt_BR
dc.subjectAcarape – CEpt_BR
dc.titleA professora: notas sobre a feminização e precarização no magistério Acarapensept_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece en las colecciones: Artigos - Especialização em Gênero, Diversidade e Direitos Humanos

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