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dc.contributor.authorGonçalves, Juliana Jessica Sousa-
dc.date.accessioned2025-03-14T14:03:34Z-
dc.date.available2025-03-14T14:03:34Z-
dc.date.issued2022-02-02-
dc.identifier.citationGONÇALVES, J. J. S. (2022)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6343-
dc.descriptionGONÇALVES, Juliana Jessica Sousa. A percepção de alguns alunos do ensino fundamental a respeito das exigências da masculinidade. 2022, 15f. TCC - Curso de Especialização em Gênero, Diversidade e Direitos Humanos, Instituto de Educação a Distância - EAD, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022.pt_BR
dc.description.abstractA masculinidade pode ser entendida como o conjunto de atributos, valores e comportamentos característicos dos homens em uma determinada sociedade ou grupo social. No que concerne a essa percepção, o presente artigo busca averiguar como alguns adolescentes, entre 11 e 14 anos de idade, estudantes da Escola Municipal Francisco Nelson de Lavor, localizada na zona rural do município de Itapipoca, região norte do estado do Ceará, vivenciam (percebem e recepcionam) as exigências quanto a comportamentos tipicamente atribuídos à masculinidade em seus grupos sociais. Interessa-nos saber se, por exemplo, eles já foram cobrados por estereótipos de comportamentos e posturas viris (quanto aos seus corpos, à sua sexualidade e ao seu trato com as mulheres)? Foram exigidos quanto à contenção/repressão de algumas de suas emoções para a admissão às senhas/regras da vida masculina adulta? Foram julgados quanto à adequação de suas roupas, estilos, entonação de voz e emprego de vocabulário e expressões? Em busca de respostas a estas e outras questões, pretendeu-se, nesta pesquisa, a realização de uma abordagem e análise qualitativas: mediante a realização de entrevistas semi- estruturadas junto a 05 (cinco) estudantes adolescentes, do gênero masculino, do Ensino Fundamental da localidade de Taboca, no município de Itapipoca/CE: no tocante às suas percepções sobre as regras e estereótipos de introdução/admissão/validação de suas identidades em (des)conformidade às masculinidades vigentes. Os resultados nos permitiram observar que as percepções e exigências em torno das identidades e estereotipias masculinas vêm sendo atualmente ressignificadas em meio a essa nova geração, haja vista que concepções tradicionais e contemporâneas seguem, desde agora, conflitadas no que tange as mais novas experiências de vida dos adolescentes interlocutores de nossa pesquisa.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEstereótipospt_BR
dc.subjectMasculinidadept_BR
dc.subjectAdolescentes do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.subjectSociedade patriarcalpt_BR
dc.titleA percepção de alguns alunos do ensino fundamental a respeito das exigências da masculinidadept_BR
dc.typeArticlept_BR
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