Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6346
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNascimento, Larissa Amorim do-
dc.date.accessioned2025-03-14T14:21:34Z-
dc.date.available2025-03-14T14:21:34Z-
dc.date.issued2022-02-25-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, L. A. (2022)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6346-
dc.descriptionNASCIMENTO, Larissa Amorim do. Educação de jovens e adultos (EJA) na perspectiva de gênero e raça. 2022, 21f. TCC - Curso de Especialização em Gênero, Diversidade e Direitos Humanos, Instituto de Educação a Distância - EAD, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo, intitulado “Educação de jovens e adultos (EJA) na perspectiva de gênero e raça”, tem como objetivo analisar como a escola trabalha os temas gênero e raça no ensino de jovens e adultos. A educação faz parte do chamado processo social que regula as transmissões de conhecimentos e a inserção de cidadãos e cidadãs na sociedade. Atualmente, a escola brasileira tem se mostrado mais aberta em relação a esses temas, com a presença de mecanismos que em tese garantem o debate na formação dos educandos, entretanto, ainda é preciso um trabalho cuidadoso para que gênero e raça, assim como dimensões que as perpassam como as desigualdades e o racismo, sejam trabalhadas de forma mais efetiva nos currículos escolares. No sentido de entendermos como essas temáticas se inserem na EJA em uma instituição, propusemos este estudo qualitativo do tipo bibliográfico e exploratório, no qual foram aplicados formulários e entrevistas com alunas, professores(as), coordenação e direção escolar de uma instituição pública de ensino fundamental do município de Beberibe-CE. Os resultados da pesquisa demonstram alguns entraves em relação à inserção dessas discussões no espaço escolar e indicam a necessidade de aplicação de uma didática crítica, que através do processo de ensino aprendizagem contribua com a superação de relações de dominação.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectRaçapt_BR
dc.titleEducação de jovens e adultos (EJA) na perspectiva de gênero e raçapt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece nas coleções:Artigos - Especialização em Gênero, Diversidade e Direitos Humanos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LARISSA AMORIM DO NASCIMENTO.pdf2022_art_lnascimento.pdf244,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.