Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6352
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ribeiro, Maria Josiane Martins | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-14T15:56:51Z | - |
dc.date.available | 2025-03-14T15:56:51Z | - |
dc.date.issued | 2022-02-15 | - |
dc.identifier.citation | RIBEIRO, M. J. M. (2022) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6352 | - |
dc.description | RIBEIRO, Maria Josiane Martins. Gênero, branquitude e diversidade na sala de aula: discussões sobre ensino e contextos educacionais de aprendizagem. 2022, 18f. TCC - Curso de Especialização em Gênero, Diversidade e Direitos Humanos, Instituto de Educação a Distância - EAD, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho foca na investigação sobre gênero, branquitude e diversidade em sala de aula, em diálogo com os contextos educacionais de ensino híbrido, por motivos de pandemia a pesquisa voltou-se para um público virtual, especificamente com professores de escolas do ensino médio do Ceará. Desse modo, o objetivo central é analisar as práticas contra- hegemônicas executadas por docentes, levando em conta o ensino que respeite a pluralidade. Através da aplicação de um questionário via formulário digital é pretendido também: 1) Identificar práticas executadas em sala de aula; 2) Dialogar sobre assituações de racismo, preconceito e discriminação que o público docente observa em sala do ensino médio; 3) Discutir sobre a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996. e a Lei 10.639/03 que inclui no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira"; Para tanto, nos pautaremos nas perspectivas teóricas de); bell hooks 3 (2013); Crenshaw (1984); Porto, (2019); dentre outras autorias que serão fundamentais para cruzar reflexões sobre o tema da pesquisa. Diante do exposto, comum resultado de quatorze respostas do questionário o trabalho traz uma análise crítica sobre as observações realizadas a respeito de ensino e aprendizado, postulando desde as dificuldades, diversidades e anseios de transformação diária da prática de ser docente. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Diversidade | pt_BR |
dc.subject | Sala de aula | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Contra-hegemônico | pt_BR |
dc.title | Gênero, branquitude e diversidade na sala de aula: discussões sobre ensino e contextos educacionais de aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos - Especialização em Gênero, Diversidade e Direitos Humanos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MARIA JOSIANE MARTINS RIBEIRO .pdf | 2022_art_mribeiro.pdf | 290,44 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.