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https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6414
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Calvacante, Elienai Ribeiro | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-18T18:51:11Z | - |
dc.date.available | 2025-03-18T18:51:11Z | - |
dc.date.issued | 2020-06-06 | - |
dc.identifier.citation | CALVACANTE, E. R. (2020) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6414 | - |
dc.description | CAVALCANTE, Elienai Ribeiro. Gestão democrática escolar da E. E. F. Fernando Cavalcante Mota de Capistrano (CE):limitações e desafios. 2020. 54f. Monografia - Curso de Administração Pública, Instituto de Educação à Distância, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | A gestão escolar democrática é a cada dia compreendida como a responsável pela imagem da educação pública, de modo que essa ultrapassa a visão de ineficiência e vai perdendo seu caráter protecionista e assistencialista, assumindo o caráter democrático e participativo na gestão da escola. Assim, o presente trabalho “Gestão Democrática Escolar da E. E. F. Fernando Cavalcante Mota de Capistrano (CE): limitações e desafios”, tem como objetivo principal compreender as características da gestão democrática escolar, seus princípios e mecanismos no setor público. E objetivos específicos: Estudar a administração pública democrática em um órgão público educacional da cidade de Capistrano-Ce; Analisar o papel do diretor em presença ao fortalecimento do exercício coletivo, a ética profissional e o comprometimento político pedagógico no contexto democrático; Validar a importância da gestão participativa, mostrando suas limitações e superação de desafios no âmbito educacional. Trata-se de um estudo de caso, de caráter qualitativo na educação que foi realizado em campo. As informações foram coletadas através de um questionário feito a diretora, a agente administrativo, a uma professora, uma mãe de aluno e a uma aluna da E. E. F. Fernando Cavalcante Mota da cidade de Capistrano – CE. Os dados obtidos foram lidos, interpretados e analisados mediante ao foco principal do estudo. Para melhor atendimento, os resultados foram expressos em textos, quadros e gráficos, pois assim, se têm uma melhor interação sobre as perguntas e as respostas obtidas. Dessa forma, considera-se que a Administração Democrática é uma prática que pode ser abordada através dos avanços e desafios atuais da gestão escolar democrática, e também uma forma de resolver as questões políticas e pedagógicas e as relações dos gestores e docentes. Portanto, foi satisfatório mostrar quais seus benefícios e as barreiras desse tipo de administração, deixando uma nova sugestão para novas pesquisas que podem surgir entre a comunidade científica. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Administração | pt_BR |
dc.subject | Democracia | pt_BR |
dc.subject | Gestão Pública | pt_BR |
dc.subject | Instituição educacional | pt_BR |
dc.subject | Gestor Escolar | pt_BR |
dc.title | Gestão democrática escolar da E. E. F. Fernando Calvacante Mota de Capistrano (CE):limitações e desafios | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografias (Administração Pública - EAD) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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