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dc.contributor.authorCalvacante, Elienai Ribeiro-
dc.date.accessioned2025-03-18T18:51:11Z-
dc.date.available2025-03-18T18:51:11Z-
dc.date.issued2020-06-06-
dc.identifier.citationCALVACANTE, E. R. (2020)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6414-
dc.descriptionCAVALCANTE, Elienai Ribeiro. Gestão democrática escolar da E. E. F. Fernando Cavalcante Mota de Capistrano (CE):limitações e desafios. 2020. 54f. Monografia - Curso de Administração Pública, Instituto de Educação à Distância, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2020.pt_BR
dc.description.abstractA gestão escolar democrática é a cada dia compreendida como a responsável pela imagem da educação pública, de modo que essa ultrapassa a visão de ineficiência e vai perdendo seu caráter protecionista e assistencialista, assumindo o caráter democrático e participativo na gestão da escola. Assim, o presente trabalho “Gestão Democrática Escolar da E. E. F. Fernando Cavalcante Mota de Capistrano (CE): limitações e desafios”, tem como objetivo principal compreender as características da gestão democrática escolar, seus princípios e mecanismos no setor público. E objetivos específicos: Estudar a administração pública democrática em um órgão público educacional da cidade de Capistrano-Ce; Analisar o papel do diretor em presença ao fortalecimento do exercício coletivo, a ética profissional e o comprometimento político pedagógico no contexto democrático; Validar a importância da gestão participativa, mostrando suas limitações e superação de desafios no âmbito educacional. Trata-se de um estudo de caso, de caráter qualitativo na educação que foi realizado em campo. As informações foram coletadas através de um questionário feito a diretora, a agente administrativo, a uma professora, uma mãe de aluno e a uma aluna da E. E. F. Fernando Cavalcante Mota da cidade de Capistrano – CE. Os dados obtidos foram lidos, interpretados e analisados mediante ao foco principal do estudo. Para melhor atendimento, os resultados foram expressos em textos, quadros e gráficos, pois assim, se têm uma melhor interação sobre as perguntas e as respostas obtidas. Dessa forma, considera-se que a Administração Democrática é uma prática que pode ser abordada através dos avanços e desafios atuais da gestão escolar democrática, e também uma forma de resolver as questões políticas e pedagógicas e as relações dos gestores e docentes. Portanto, foi satisfatório mostrar quais seus benefícios e as barreiras desse tipo de administração, deixando uma nova sugestão para novas pesquisas que podem surgir entre a comunidade científica.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.subjectDemocraciapt_BR
dc.subjectGestão Públicapt_BR
dc.subjectInstituição educacionalpt_BR
dc.subjectGestor Escolarpt_BR
dc.titleGestão democrática escolar da E. E. F. Fernando Calvacante Mota de Capistrano (CE):limitações e desafiospt_BR
dc.typeMonographpt_BR
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