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https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6474
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Moura, Vlademir Chaves de Castro | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-20T14:23:30Z | - |
dc.date.available | 2025-03-20T14:23:30Z | - |
dc.date.issued | 2020-06-06 | - |
dc.identifier.citation | MOURA, V. C. C. (2020) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6474 | - |
dc.description | MOURA, Vlademir Chaves de Castro. Principais instrumentos legais que regulamentam a gestão orçamentária e financeira dos recursos destinados ao sistema único de saúde. 2020. 33f. Monografia - Curso de Administração Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo nos traz a demonstração e análise da gestão orçamentária e financeira dos recursos da saúde na cidade de Limoeiro do Norte - CE e, especificamente, apresenta os processos de elaboração do orçamento da secretaria de saúde da cidade de Limoeiro do Norte e de compra de insumos e equipamentos, a fim de atender as necessidades dos serviços da saúde. Por fim. demonstra a prestação de contas dos gastos em saúde. A metodologia utilizada foi a realização de entrevista com o gestor municipal, que respondeu por telefone um questionário semiestruturado, previamente enviado por e-mail. Os resultados mostram que a secretaria realiza planejamento de gastos e execução do orçamento com base no Plano Plurianual e Plano municipal de saúde, observando ainda a Lei de Diretrizes Orçamentárias e Lei Orçamentaria Anual. O processo de compras de insumos e equipamentos é realizado somente se tiver sido realizado procedimento licitatório, observando a Lei 8.666/93 e o processo de compra segue a fase de empenho, liquidação e pagamento. Quanto ao processo de prestações de contas, esta é realizada mensalmente junto ao Conselho Municipal de Saúde e trimestralmente à Câmara de Vereadores, conforme a Lei 8.142/90. Pode-se ainda concluir, que o controle social necessita ser fortalecido e sugere a capacitação contínua dos conselheiros, os quais são eleitos e exercem seu mandato por 02 anos, observado as devidas paridades de representação. Os dados coletados no site do IGM-CFA expressam que dentre os municípios de mesmo porte populacional, Limoeiro do Norte se encontra entre os melhores do grupo, sobretudo quando se trata do desempenho no setor de saúde. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Saúdre | pt_BR |
dc.subject | Orçamento | pt_BR |
dc.subject | Controle Social | pt_BR |
dc.title | Principais instrumentos legais que regulamentam a gestão orçamentária e financeira dos recursos destinados ao sistema único de saúde | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografias (Administração Pública - EAD) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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