Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6497
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Mesquita, Atenias Lima de | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-20T16:56:31Z | - |
dc.date.available | 2025-03-20T16:56:31Z | - |
dc.date.issued | 2022-02-14 | - |
dc.identifier.citation | MESQUITA, A. L. (2022) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6497 | - |
dc.description | MESQUITA, Atenias Lima de. Relatório de intervenção didático-pedagógica: combatendo a discriminação racial em sala de aula na escola de ensino fundamental Dau Alberto no município de Madalena - CE. 2022, 42f. Outros - Curso de Especialização em Metodologias Interdisciplinares e Interculturais para o Ensino Fundamental e Médio, instituto de humanidades Instituto de Educação à Distância Universidade Aberta do Brasil, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Entende-se que a escola é um ambiente formador e transformador com potencial para construir ou desconstruir identidades, representações culturais, étnicas, sociais, entre outras. As ações de intervenção elencadas neste projeto foram direcionadas à turma de 4º ano, com 36 alunos, da Escola de Ensino Fundamental Dau Alberto, localizada no Distrito de Cajazeiras em Madalena/Ceará. Traz como objetivo principal, proporcionar uma intervenção em sala de aula com ações que produzam o rompimento de discriminação racial e valorização da identidade da criança negra, e, como objetivos específicos: promover círculos de conversa colaborativa sobre a identidade negra de forma a resgatar e valorizar memórias africanas na escola e na família dos estudantes; identificar os diversos traços da cultura africana na comunidade escolar; e, despertar e adquirir a consciência do respeito e fortalecimento do empoderamento do(a) aluno(a) negro(a). As atividades proporcionadas justificam- se pelas inquietações dos contextos e relações dos estudantes quanto a discriminação racial em sala de aula. A problemática se origina do comportamento que discrimina e exclui crianças negras em sala de aula, assim, pergunta-se: como promover o respeito e a conscientização ao direito da identidade negra de todos, transformando a sala de aula em um espaço integrador e saudável? Partindo dessa preocupação, a intervenção desenvolveu ações com recursos textuais, visuais e digitais que permitiram por meio de práticas interdisciplinares a interligação de conhecimento de História, Geografia, Língua Portuguesa, Artes e Ensino Religioso agregado aos conhecimentos interculturais, com ênfase na história da África e cultura afro-brasileira, promovendo reflexões, discussões, comparações, interações e produções conjuntas que valorizassem a identidade do aluno(a) negro(a), com possibilidades de contribuição significativa para a formação dos educandos no ambiente escolar e no familiar. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Racismo | pt_BR |
dc.subject | Discriminação racial | pt_BR |
dc.subject | História da África | pt_BR |
dc.subject | Sala de aula | pt_BR |
dc.subject | Intervenção didático- pedagógica | pt_BR |
dc.title | Relatório de intervenção didático-pedagógica: combatendo a discriminação racial em sala de aula na escola de ensino fundamental Dau Alberto no município de Madalena - CE | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Relatórios - Especialização em Metodologias Interdisciplinares e Interculturais Para o Ensino Fundamental e Médio |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ATENIAS LIMA DE MESQUITA.pdf | 2022_outros_amesquita.pdf | 987,54 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.