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https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6521
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Sousa, Brena Dielle Anastácio de | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-21T11:36:50Z | - |
dc.date.available | 2025-03-21T11:36:50Z | - |
dc.date.issued | 2022-02-11 | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, B. D. A. (2022) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6521 | - |
dc.description | SOUSA, Brena Dielle Anastácio de. Escola de Ensino Médio Frei Policarpo: reconhecendo e discutindo o racismo. 2022, 39f. Outros - Curso de Especialização em Metodologias Interdisciplinares e Interculturais para o Ensino Fundamental e Médio, instituto de humanidades Instituto de Educação à Distância Universidade Aberta do Brasil, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A escola é um espaço que corrobora na construção de cidadãos para a sociedade, utilizando das mais variadas ciências para alcançar seus objetivos. A instituição possibilita discutir variados temas, dentre eles, podemos citar a contribuição da Lei 10.639 de 9 janeiro de 2003 que afirma a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na Educação Básica, esta lei chegou em 2003 buscando resgatar a contribuição do negro nas áreas social, econômicas, política e outros. O objetivo foi discutir o racismo com os estudantes do 1o ano do ensino médio. Foi de natureza quali-quantitativa, utilizando de dados quantitativos e qualitativos. Foi realizado na Escola de Ensino Médio Frei Policarpo em Canindé, Ceará. O período foi de 2021 a 2022. Participaram 118 alunos da 1o ano. A coleta foi dividida em três etapas: 1a momentos iniciais (estudos, encontros, discussões e outros), 2a encontro com os alunos (disponibilização de materiais, diálogos e aplicação de questionário) e a 3a finalização do processo. A coleta de dados foi realizada nas aulas de Núcleo de Trabalho, Pesquisa e Práticas Sociais, este componente curricular busca trabalhar as competências socioemocionais. Foi identificado que os discentes já ouviram frases direcionadas a eles ou não que não foram legais, relataram que na internet já perceberam publicações de preconceito racial, se sentiram tristes quando ocorreu atitudes racistas com eles. O desafio de se trabalhar e entender o racismo no Brasil é grande, porém, necessário. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Racismo | pt_BR |
dc.subject | Aluno | pt_BR |
dc.title | Escola de Ensino Médio Frei Policarpo: reconhecendo e discutindo o racismo | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Relatórios - Especialização em Metodologias Interdisciplinares e Interculturais Para o Ensino Fundamental e Médio |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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BRENA DIELLE ANASTACIO DE SOUSA.pdf | 2022_outros_bsousa.pdf | 802,21 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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