Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6526Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Silva, Débora Gonçala Gomes da | - |
| dc.date.accessioned | 2025-03-21T12:58:43Z | - |
| dc.date.available | 2025-03-21T12:58:43Z | - |
| dc.date.issued | 2022-02-10 | - |
| dc.identifier.citation | SILVA, D. G. G. (2022) | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6526 | - |
| dc.description | SILVA, Débora Gonçala Gomes da. Conhecendo o chão que piso: solos da caatinga. 2022, 18f. Outros - Curso de Especialização em Metodologias Interdisciplinares e Interculturais para o Ensino Fundamental e Médio, instituto de humanidades Instituto de Educação à Distância Universidade Aberta do Brasil, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022. | pt_BR |
| dc.description.abstract | O semiárido brasileiro é caracterizado por ser um ambiente com baixa pluviosidade anual, com vegetação adaptada para viver nessas condições climáticas e uma diversidade de solos. o solo é onde pisamos, plantamos, é onde a água está armazenada e é onde construímos nossas casas, estudar suas características, classificações e formas de manejo é essencial para a manutenção dos ecossistemas e da vida no planeta. Diante da importância do solo, o objetivo desse trabalho foi elaborar uma sequência didática que aborde a temática solo especialmente para discentes que vivem no bioma caatinga, estudando a classificação e caracterização, abordando aspectos culturais e históricos das pessoas que vivem na comunidade e sua relação com o solo. A sequência didática será aplicada no contexto nordestino, mas especificamente no estado do Ceará, na E. E. F. Santa Rita de Cássia, localizada no Distrito Água Branca, do município de Ipaporanga-CE. A ação didática foi planejada com cinco encontros, envolvendo metodologias contextualizadas, interdisciplinares e interculturais, de modo que envolvesse a comunidade em que a escola está inserida. Em cada encontro terá atividades diferentes como dinâmicas, apresentação artística, roda de conversa e divulgação do conhecimento em mídias sociais. A partir dessas atividades, espera-se que os alunos compreendam o que é solo, suas características, potencialidades e limitações, além perceberem que o chão que pisam traz consigo muita história e vida. | pt_BR |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.subject | Ensino | pt_BR |
| dc.subject | Sequência Didática | pt_BR |
| dc.subject | Metodologias interdisciplinares | pt_BR |
| dc.subject | Metodologias interculturais | pt_BR |
| dc.title | Conhecendo o chão que piso: solos da caatinga | pt_BR |
| dc.type | Other | pt_BR |
| Aparece en las colecciones: | Relatórios - Especialização em Metodologias Interdisciplinares e Interculturais Para o Ensino Fundamental e Médio | |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| DÉBORA GONÇALA GOMES DA SILVA .pdf | 2022_outros_dsilva.pdf | 223,4 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.