Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6527
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Elenilson Gomes dos | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-21T13:14:47Z | - |
dc.date.available | 2025-03-21T13:14:47Z | - |
dc.date.issued | 2022-02-18 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, E. G. (2022) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6527 | - |
dc.description | SANTOS, Elenilson Gomes dos. A arte, corpo e espiritualidade e as relações com o currículo interdisciplinar e intercultural na escola indígena Manoel Francisco dos Santos. 2022, 24f. Outros - Curso de Especialização em Metodologias Interdisciplinares e Interculturais para o Ensino Fundamental e Médio, instituto de humanidades Instituto de Educação à Distância Universidade Aberta do Brasil, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Com base em observações realizadas na Escola Indígena Manoel Francisco dos Santos, como está organizada sua matriz curricular e as disciplinas que a fazem, percebe-se que há uma descontinuidade do ensino da disciplina de Arte, Expressão Corporal, Cultura e Espiritualidade Indígena. A disciplina está presente apenas na educação infantil e ensino fundamental anos iniciais, ficando o ensino fundamental anos finais e Ensino Médio sem acesso a ela, ressalta-se a importância da mesma como garantia de uma educação diferenciada pautada na Interdisciplinaridade e Interculturalidade, garantido assim uma educação específica e diferenciada para o povo Kanindé, além da vivência como professor indígena, busco também analisar como e quais os impactos ocasionados pela supressão da disciplina que ora deixa de estabelecer o contato com as vivências e saberes indígenas do seu povo, para responder aos anseios de construção de um currículo escolar indígena específico, diferenciado autônomo e descolonizador, e tem como objetivo, promover práticas interdisciplinares e interculturais do ensino através da Arte, Expressão Corporal, Cultura e Espiritualidade Indígena no Ensino Fundamental anos finais e Ensino Médio, a metodologia utilizada foi rodas de conversas com alunos e troncos velhos da aldeia e entrevistas com lideranças indígenas. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Interculturalidade | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Diferenciado | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | A arte, corpo e espiritualidade e as relações com o currículo interdisciplinar e intercultural na escola indígena Manoel Francisco dos Santos. | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Relatórios - Especialização em Metodologias Interdisciplinares e Interculturais Para o Ensino Fundamental e Médio |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ELENILSON GOMES DOS SANTOS.pdf | 2022_outros_esantos.pdf | 1,82 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.