Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6531Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Souza, Francisca Marília da Silva | - |
| dc.date.accessioned | 2025-03-21T14:05:36Z | - |
| dc.date.available | 2025-03-21T14:05:36Z | - |
| dc.date.issued | 2022-02-18 | - |
| dc.identifier.citation | SOUZA, F. M. S. (2022) | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6531 | - |
| dc.description | SOUZA, Francisca Marília da Silva. Histórias africanas no contexto interdisciplinar e intercultural escolar. 2022, 45f. Outros - Curso de Especialização em Metodologias Interdisciplinares e Interculturais para o Ensino Fundamental e Médio, instituto de humanidades Instituto de Educação à Distância Universidade Aberta do Brasil, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022. | pt_BR |
| dc.description.abstract | Este projeto de intervenção é um trabalho acadêmico do curso de Especialização em Metodologias Interdisciplinares e Interculturais para o Ensino Fundamental e Médio oferecido pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, através do Polo da Universidade Aberta do Brasil, Redenção, Ceará. O objetivo principal deste trabalho foi trabalhar em sala de aula de forma interdisciplinar e intercultural, contos e narrativas africanas, voltadas à valorização da cultura africana, tendo por intenção contribuir para o desenvolvimento de competências e habilidades de leitura e escrita. A Intervenção didático-pedagógica foi realizada junto à turma do 4° ano, turno da tarde, na Escola de Ensino Fundamental Coronel Francisco Nunes Cavalcante, localizado na Rua Coronel Francisco Nunes Cavalcante no centro do município de Capistrano - Ceará. O processo metodológico do projeto interventivo passou pelas análises bibliográficas, teóricos que fazem uma abordagem sobre a importância dos contos e do contexto interdisciplinar e intercultural na escola, apreciações em relação ao Projeto Político Pedagógico da escola e estudo de leis que fundamentaram a proposta interdisciplinar com contos africanos. Para a coleta de dados sobre a escola escolhida e para a execução do projeto e o perfil da turma, foram realizadas algumas visitas à mesma e momentos de conversas com o núcleo gestor e professora titular da turma. Posteriormente, a aplicação do projeto didático-pedagógico, ocorreu de forma presencial, seguindo os protocolos sanitários em relação ao Coronavírus (COVID-19), trabalhando com atividades dinâmicas e dialogadas, que motivaram a participação e o protagonismo do aluno, contribuindo para a sua própria aprendizagem. De modo geral, o projeto interventivo gerou grandes repercussões em toda a comunidade escolar, tivemos grande aceitação e participação entre os envolvidos no mesmo, funcionários e pais fizeram comentários positivos, gestores colaboraram do início ao fim, alunos/as se envolveram nas atividades desenvolvidas de forma crítica, conversando, opinando e refletindo, ao ponto de despertar-nos mesmos curiosidades pelo assunto abordado e interesse por conhecer ainda mais sobre contos africanos e a cultura afro. | pt_BR |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_BR |
| dc.subject | Interculturalismo | pt_BR |
| dc.subject | Contos africanos | pt_BR |
| dc.subject | Escola | pt_BR |
| dc.title | Histórias africanas no contexto interdisciplinar e intercultural escolar | pt_BR |
| dc.type | Other | pt_BR |
| Aparece en las colecciones: | Relatórios - Especialização em Metodologias Interdisciplinares e Interculturais Para o Ensino Fundamental e Médio | |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| FRANCISCA MARÍLIA DA SILVA SOUZA.pdf | 2022_outros_fsouza.pdf | 832,98 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.