Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6532
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Marcolino, Francisca Samara | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-21T14:21:30Z | - |
dc.date.available | 2025-03-21T14:21:30Z | - |
dc.date.issued | 2022-02-04 | - |
dc.identifier.citation | MARCOLINO, F. S. (2022) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6532 | - |
dc.description | MARCOLINO, Francisca Samara. Possibilidades interdisciplinares e interculturais entre as componentes curriculares de educação física e história: uma proposta de intervenção pedagógica no ensino médio. 2022, 23f. Monografia - Curso de Especialização em Metodologias Interdisciplinares e Interculturais para o Ensino Fundamental e Médio, instituto de humanidades Instituto de Educação à Distância Universidade Aberta do Brasil, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A interdisciplinaridade e interculturalidade vêm sendo discutidas ao longo dos últimos anos como proposta de intervenção pedagógica. O presente projeto é parte integrante do curso de Especialização em Metodologias Interdisciplinares e Interculturais para o Ensino Fundamental e Médio, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – Unilab e desenvolveu uma intervenção pedagógica no 1o ano do Ensino Médio, pautada na interdisciplinaridade e interculturalidade entre os componentes curriculares de Educação Física e História, numa escola estadual de ensino médio localizada no município de Itatira-CE. As aulas buscaram conduzir os estudantes a identificarem as práticas corporais como manifestações humanas surgidas e vivenciadas em diversos contextos históricos, nos quais determinaram e determinam as formas pelas quais o ser humano se movimentava, bem como os elementos culturais que influenciam nessas práticas e realidades históricas. Os conteúdos abordados foram Lazer enquanto direito social e a história do Voleibol. Os resultados mostraram que os estudantes precisam se apropriar de questões como os direitos sociais e o conhecimento histórico e cultural dos esportes. Não obstante, a intervenção pedagógica representou uma possibilidade de superação da rotina marcada desintegração curricular e a instauração de metodologias que viabilizem o estudo aprofundado da realidade, contribuindo na formação crítica e mais reflexiva dos estudantes. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_BR |
dc.subject | Interculturalidade | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
dc.title | Possibilidades interdisciplinares e interculturais entre as componentes curriculares de educação física e história: uma proposta de intervenção pedagógica no ensino médio | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografias - Especialização em Metodologias Interdisciplinares e Interculturais Para o Ensino Fundamental e Médio |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FRANCISCA SAMARA MARCOLINO.pdf | 2022_mono_fmarcolino.pdf | 350,9 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.