Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6532
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMarcolino, Francisca Samara-
dc.date.accessioned2025-03-21T14:21:30Z-
dc.date.available2025-03-21T14:21:30Z-
dc.date.issued2022-02-04-
dc.identifier.citationMARCOLINO, F. S. (2022)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6532-
dc.descriptionMARCOLINO, Francisca Samara. Possibilidades interdisciplinares e interculturais entre as componentes curriculares de educação física e história: uma proposta de intervenção pedagógica no ensino médio. 2022, 23f. Monografia - Curso de Especialização em Metodologias Interdisciplinares e Interculturais para o Ensino Fundamental e Médio, instituto de humanidades Instituto de Educação à Distância Universidade Aberta do Brasil, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022.pt_BR
dc.description.abstractA interdisciplinaridade e interculturalidade vêm sendo discutidas ao longo dos últimos anos como proposta de intervenção pedagógica. O presente projeto é parte integrante do curso de Especialização em Metodologias Interdisciplinares e Interculturais para o Ensino Fundamental e Médio, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – Unilab e desenvolveu uma intervenção pedagógica no 1o ano do Ensino Médio, pautada na interdisciplinaridade e interculturalidade entre os componentes curriculares de Educação Física e História, numa escola estadual de ensino médio localizada no município de Itatira-CE. As aulas buscaram conduzir os estudantes a identificarem as práticas corporais como manifestações humanas surgidas e vivenciadas em diversos contextos históricos, nos quais determinaram e determinam as formas pelas quais o ser humano se movimentava, bem como os elementos culturais que influenciam nessas práticas e realidades históricas. Os conteúdos abordados foram Lazer enquanto direito social e a história do Voleibol. Os resultados mostraram que os estudantes precisam se apropriar de questões como os direitos sociais e o conhecimento histórico e cultural dos esportes. Não obstante, a intervenção pedagógica representou uma possibilidade de superação da rotina marcada desintegração curricular e a instauração de metodologias que viabilizem o estudo aprofundado da realidade, contribuindo na formação crítica e mais reflexiva dos estudantes.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectInterculturalidadept_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.titlePossibilidades interdisciplinares e interculturais entre as componentes curriculares de educação física e história: uma proposta de intervenção pedagógica no ensino médiopt_BR
dc.typeMonographpt_BR
Aparece nas coleções:Monografias - Especialização em Metodologias Interdisciplinares e Interculturais Para o Ensino Fundamental e Médio

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FRANCISCA SAMARA MARCOLINO.pdf2022_mono_fmarcolino.pdf350,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.