Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6536
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMota, Gabrielly Ferreira-
dc.date.accessioned2025-03-21T15:58:48Z-
dc.date.available2025-03-21T15:58:48Z-
dc.date.issued2022-02-12-
dc.identifier.citationMOTA, G. F. (2022)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6536-
dc.descriptionMOTA, Gabrielly Ferreira. O ensino interdisciplinar e intercultural da história da matemática por meio de jogos Puzzles: a experiência na escola deputado Fausto Aguiar Arruda em Pacatuba-Ceará. 2022, 23f. Artigo - Curso de Especialização em Metodologias Interdisciplinares e Interculturais para o Ensino Fundamental e Médio, instituto de humanidades Instituto de Educação à Distância Universidade Aberta do Brasil, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022.pt_BR
dc.description.abstractCom o desenvolvimento da Matemática nos últimos anos, aumentaram as dificuldades em ensinar os diversos conteúdos. Em busca de solucioná-las, o ensino da História da Matemática junto ao objeto do conhecimento específico da Matemática aplicado a jogos de raciocínio lógico podem ajudar estimular o processo cognitivo dos alunos e assim proporcionar uma aprendizagem satisfatória por meio da interdisciplinaridade e interculturalidade. Além disso, jogos de puzzle matemático podem incentivar o interesse dos alunos ampliando a compreensão dos conceitos básicos para resolução de problemas do cotidiano. Sendo assim, o projeto de intervenção se deu na escola EEM. Deputado Fausto Aguiar Arruda, localizada no município de Pacatuba, selecionada por apresentar baixo rendimento na disciplina de Matemática. Para oportunizar esse projeto, a turma de 1 ano A foi escolhida para o desenvolvimento dessa prática na busca de solucionar as dificuldades com a disciplina de Matemática. A proposta tem por objetivo estimular os alunos o interesse pela Matemática de forma dinâmica através de jogos de raciocínio lógico. O projeto ocorreu a partir de etapas, utilizando-se de metodologia qualitativa devido à situação de pandemia da Covid 19. Desse modo, a obtenção dos dados aconteceu de forma amostral devido ao ensino híbrido no presente momento da aplicação. Conclui-se que as expectativas relacionadas a disciplina de Matemática, possam ser superadas e desenvolvidas no contexto intercultural e interdisciplinar em exercício entre as disciplinas Geografia, Português, História inseridas no contexto sociocultural. Assim, o projeto de intervenção caminhou em processo de construção do conhecimento junto à escola na perspectiva de recuperar sua importância sociocultural, além de estimular o processo cognitivo dos alunos com jogos de raciocínio lógico.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino Básicopt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectHistória da Matemáticapt_BR
dc.subjectJogos Puzzlespt_BR
dc.titleO ensino interdisciplinar e intercultural da história da matemática por meio de jogos Puzzles: a experiência na escola deputado Fausto Aguiar Arruda em Pacatuba-Cearápt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece nas coleções:Artigos - Especialização em Metodologias Interdisciplinares e Interculturais Para o Ensino Fundamental e Médio

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GABRIELLY FERREIRA MOTA .pdf2022_art_gmota.pdf258,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.