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dc.contributor.authorViana, Israel Vital-
dc.date.accessioned2025-03-21T16:10:45Z-
dc.date.available2025-03-21T16:10:45Z-
dc.date.issued2022-02-18-
dc.identifier.citationVIANA, I. V. (2022)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6537-
dc.descriptionVIANA, Israel Vital. Reconhecendo o racismo e suas implicações na EEM Frei Policarpo em Canindé –CE. 2022, 24f. Outros - Curso de Especialização em Metodologias Interdisciplinares e Interculturais para o Ensino Fundamental e Médio, instituto de humanidades Instituto de Educação à Distância Universidade Aberta do Brasil, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022.pt_BR
dc.description.abstractPensar as relações sociais, culturais e econômicas do Brasil, implica necessariamente trazer à tona discussões como relações de poder, racismo, preconceitos e outras questões que fazem parte de nosso cotidiano. Assim ao trabalhar na perspectiva de um reconhecimento do racismo e suas implicações já é em si uma tarefa passível de discussões profundas e quando se pensa essa temática no espaço da escola pública se percebe ainda mais esta importância. Se propõe neste projeto trabalhar esta temática na Escola Estadual de Ensino Médio Frei Policarpo em Canindé – Ce. Trazendo como objetivos específicos se deseja desenvolver diálogos em vista de possibilitar a compreensão histórica e social da importância da diversidade étnica-racial na formação da sociedade brasileira. Se trata aqui de um projeto de intervenção didático-pedagógico onde se buscou propiciar momentos de conversa, debates e reflexões com a comunidade escolar, sobretudo, turmas de primeira série. Momentos em que foram explorados diversos instrumentos metodológicos que vão desde discussões em salas virtuais, exibição de vídeos, leitura de HQ (História em quadrinhos) e ainda outras estratégias. Tomou-se por referência autores como Almeida (2020), Munanga (2005), Silva e Rebolo (2017), Menezes (2002), Teles (2007), Beserra e Lavergne (2018), Lima (2004) entre outros. Ao final da execução do plano de ação notou-se o desenvolvimento de diálogos qualificados, superação de paradigmas sobre a temática e mesmo a ampliação da visão até estão estabelecidas. Fazendo perceber que há muitas questões culturais e sociais que ainda precisam ser desconstruídas no meio daqueles em maior estado de vulnerabilidade e mesmo vítima de racismo e suas implicações.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.subjectDiálogopt_BR
dc.subjectSuperação de Paradigmaspt_BR
dc.subjectIntervençãopt_BR
dc.subjectReconhecimento Culturalpt_BR
dc.titleReconhecendo o racismo e suas implicações na EEM Frei Policarpo em Canindé –CEpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Relatórios - Especialização em Metodologias Interdisciplinares e Interculturais Para o Ensino Fundamental e Médio

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