Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6539
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, José Jander Teixeira de-
dc.date.accessioned2025-03-21T16:43:02Z-
dc.date.available2025-03-21T16:43:02Z-
dc.date.issued2022-02-10-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, J. J. T. (2022)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6539-
dc.descriptionOLIVEIRA, José Jander Teixeira de. Introdução ao dancehall: das memórias africanas às relações cotidianas nome do estagiário. 2022, 33f. Monografia - Curso de Especialização em Metodologias Interdisciplinares e Interculturais para o Ensino Fundamental e Médio, instituto de humanidades Instituto de Educação à Distância Universidade Aberta do Brasil, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo rememorar o Projeto “Feira Afro”, interpretando a relação dos participantes da dança Dancehall em seu cotidiano escolar, enquanto contexto social; cultural; corporal, em gênero e raça, realizado em 2019, numa escola da rede pública municipal de Fortaleza, CE. Os objetivos específicos destacados são: investigar quais foram as memórias dos estudantes sobre a dança Dancehall; verificar qual a percepção dos estudantes sobre dança e as questões de gênero; e examinar a percepção dos discentes sobre a dança e o combate ao preconceito no cotidiano dos participantes do evento. O cenário da pesquisa foi a Escola Municipal de Tempo Integral Diogo Vital de Siqueira, localizado no Distrito IV, bairro José Walter – Fortaleza/CE. A pesquisa teve início no ano de 2019, juntamente com o evento “Feira Afro”. A coleta de dados ocorreu de outubro a dezembro de 2021 na escola, após o retorno das escolas municipais ao modo presencial (período anterior ocorrido de modo remoto em virtude da pandemia de COVID-19). Participaram da pesquisa cerca de 38 alunos, porém somente 11 responderam ao questionário. A coleta de dados foi realizada através de questionário semiestruturado. A pesquisa considera-se positiva, ainda que distante de ser concluída, pois houve relação significativa do processo de rememoração feita pelos estudantes e suas relações com as culturas de matrizes africanas.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDancehallpt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleIntrodução ao dancehall: das memórias africanas às relações cotidianas nome do estagiáriopt_BR
dc.typeMonographpt_BR
Aparece nas coleções:Monografias - Especialização em Metodologias Interdisciplinares e Interculturais Para o Ensino Fundamental e Médio

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOSÉ JANDER TEIXEIRA DE OLIVEIRA.pdf2022_mono_joliveira.pdf805,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.