Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6539
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, José Jander Teixeira de | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-21T16:43:02Z | - |
dc.date.available | 2025-03-21T16:43:02Z | - |
dc.date.issued | 2022-02-10 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, J. J. T. (2022) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6539 | - |
dc.description | OLIVEIRA, José Jander Teixeira de. Introdução ao dancehall: das memórias africanas às relações cotidianas nome do estagiário. 2022, 33f. Monografia - Curso de Especialização em Metodologias Interdisciplinares e Interculturais para o Ensino Fundamental e Médio, instituto de humanidades Instituto de Educação à Distância Universidade Aberta do Brasil, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo rememorar o Projeto “Feira Afro”, interpretando a relação dos participantes da dança Dancehall em seu cotidiano escolar, enquanto contexto social; cultural; corporal, em gênero e raça, realizado em 2019, numa escola da rede pública municipal de Fortaleza, CE. Os objetivos específicos destacados são: investigar quais foram as memórias dos estudantes sobre a dança Dancehall; verificar qual a percepção dos estudantes sobre dança e as questões de gênero; e examinar a percepção dos discentes sobre a dança e o combate ao preconceito no cotidiano dos participantes do evento. O cenário da pesquisa foi a Escola Municipal de Tempo Integral Diogo Vital de Siqueira, localizado no Distrito IV, bairro José Walter – Fortaleza/CE. A pesquisa teve início no ano de 2019, juntamente com o evento “Feira Afro”. A coleta de dados ocorreu de outubro a dezembro de 2021 na escola, após o retorno das escolas municipais ao modo presencial (período anterior ocorrido de modo remoto em virtude da pandemia de COVID-19). Participaram da pesquisa cerca de 38 alunos, porém somente 11 responderam ao questionário. A coleta de dados foi realizada através de questionário semiestruturado. A pesquisa considera-se positiva, ainda que distante de ser concluída, pois houve relação significativa do processo de rememoração feita pelos estudantes e suas relações com as culturas de matrizes africanas. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Dancehall | pt_BR |
dc.subject | Dança | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.title | Introdução ao dancehall: das memórias africanas às relações cotidianas nome do estagiário | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografias - Especialização em Metodologias Interdisciplinares e Interculturais Para o Ensino Fundamental e Médio |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JOSÉ JANDER TEIXEIRA DE OLIVEIRA.pdf | 2022_mono_joliveira.pdf | 805,67 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.