Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6540
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Joselane Lima da Silva-
dc.date.accessioned2025-03-21T17:03:03Z-
dc.date.available2025-03-21T17:03:03Z-
dc.date.issued2022-02-17-
dc.identifier.citationSANTOS, J. L. S. (2022)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6540-
dc.descriptionSANTOS, Joselane Lima da Silva. Etnomatemática: as pinturas corporais indígena do povo Kanindé como instrumento para o ensino da matemática na escola indígena Kanindé. 2022, 26f. Outros - Curso de Especialização em Metodologias Interdisciplinares e Interculturais para o Ensino Fundamental e Médio, instituto de humanidades Instituto de Educação à Distância Universidade Aberta do Brasil, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho apresenta resultados referentes ao projeto de intervenção pedagógica, intitulado Etnomatemática: As Pinturas Corporais Indígena do Povo Kanindé como Instrumento para o Ensino da Matemática na Escola Indígena Kanindé, que tem como obejtivo plicar um método de etnomatemática em uma escola indigena por meio da cultura de pinturas corporais do povo Kanindé, esse trabalho é reflexo do projeto de intervenção desenvolvido na Escola Indígena Manoel Francisco dos Santos, localizada no município de Aratuba, (Sitio Fernandes). O projeto consistiu em trabalhar conteúdos matemáticos através das pinturas corporais indígenas do povo Kanindé. O desenvolvimento ocorreu na turma de 6o ano do Ensino Fundamental. A unidade temática teve como objetivo levar o aluno a fazer uma reflexão sobre o ensino da matemática de forma contextualizada a partir das pinturas corporais dos Kanindé, além de compreender que os conhecimentos matemáticos também podem ser adquiridos utilizando metodologias diferentes, envolvendo a arte indigena. Portanto esse trabalho se justifica pela contribuição no entendimento do que é Etnomatemática e da sua relação com o processo de ensino aprendizagem da matemática. Esse projeto contribui para aplicação da teoria no cotidiano dos alunos indígenas do povo Kanindé. As etapas metodológicas adotadas foram: encontros virtuais / presenciais entre equipe gestora, pedagógica e discentes, algumas aulas aconteceram de forma virtual e outras de forma presencial.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEtnomatemáticapt_BR
dc.subjectEducação Indígenapt_BR
dc.subjectPinturas Kanindépt_BR
dc.titleEtnomatemática: as pinturas corporais indígena do povo Kanindé como instrumento para o ensino da matemática na escola indígena Kanindé.pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Relatórios - Especialização em Metodologias Interdisciplinares e Interculturais Para o Ensino Fundamental e Médio

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOSELANE LIMA DA SILVA SANTOS.pdf2022_outros_jsantos.pdf1,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.