Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6541
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Julieta Alves da | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-21T17:14:22Z | - |
dc.date.available | 2025-03-21T17:14:22Z | - |
dc.date.issued | 2022-02-18 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, J. A. (2022) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6541 | - |
dc.description | SILVA, Julieta Alves da . Histórias africanas e afro-brasileiras no contexto escolar. 2022, 48f. Outros - Curso de Especialização em Metodologias Interdisciplinares e Interculturais para o Ensino Fundamental e Médio, instituto de humanidades Instituto de Educação à Distância Universidade Aberta do Brasil, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este projeto de intervenção é parte do trabalho acadêmico do curso de especialização em Metodologias interdisciplinares e interculturais para o ensino fundamental e médio oferecido pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, através do Polo da Universidade Aberta do Brasil, Redenção - Ceará. O objetivo principal deste trabalho foi trabalhar em sala de aula de forma interdisciplinar e intercultural, contos e narrativas africanas, voltadas à valorização da cultura africana, tendo por intenção contribuir para o desenvolvido de competências e habilidades de leitura e escrita. Possibilitando momentos de interação, por meio do trabalho com oficinas, favorecendo o contato com a diversidade cultural e a valorização da cultura negra. Utilizaremos como metodologia pedagógica, a coleta de dados, pesquisa de campo, bibliográfica e plano de intervenção, pois faremos uma busca por autores que discorram e acreditem nessa temática tão importante na luta contra o racismo estrutural e a falta de identidade. Assim, conhecendo a realidade das escolas públicas, decidimos desenvolver essa intervenção pedagógica de utilizarmos contos e oficinas: histórias africana e afro-brasileira no contexto interdisciplinar da Escola de Ensino Fundamental Coronel Francisco Nunes Cavalcante, localizada na Rua Francisco Nunes Cavalcante, zona urbana, centro do município de Capistrano-Ceará, na turma do 5o ano. E assim, desenvolvemos experiências pedagógicas que trabalhe a interdisciplinaridade e interculturalismo, buscando trazer para realidade da escola a valorização da identidade cultual, os costumes, a história e a religiosidade africana, interligadas aos vários campos do saber e ao seu cotidiano. Portanto conseguimos comprovar que as estratégias interdisciplinares são bem mais atrativas do que o ensino que estamos acostumados a lecionar em sala. Depois que compreendemos os conceitos e passamos a colocá-los em prática, se torna mais fácil e divertido de realizar uma prática didático-pedagógica no ambiente escolar. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_BR |
dc.subject | Interculturalismo | pt_BR |
dc.subject | Contos africanos e afro- brasileiros | pt_BR |
dc.subject | Metodologia didático-pedagógico | pt_BR |
dc.title | Histórias africanas e afro-brasileiras no contexto escolar | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Relatórios - Especialização em Metodologias Interdisciplinares e Interculturais Para o Ensino Fundamental e Médio |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JULIETA ALVES DA SILVA.pdf | 2022_outros_jsilva.pdf | 2,01 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.