Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6541
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Julieta Alves da-
dc.date.accessioned2025-03-21T17:14:22Z-
dc.date.available2025-03-21T17:14:22Z-
dc.date.issued2022-02-18-
dc.identifier.citationSILVA, J. A. (2022)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6541-
dc.descriptionSILVA, Julieta Alves da . Histórias africanas e afro-brasileiras no contexto escolar. 2022, 48f. Outros - Curso de Especialização em Metodologias Interdisciplinares e Interculturais para o Ensino Fundamental e Médio, instituto de humanidades Instituto de Educação à Distância Universidade Aberta do Brasil, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022.pt_BR
dc.description.abstractEste projeto de intervenção é parte do trabalho acadêmico do curso de especialização em Metodologias interdisciplinares e interculturais para o ensino fundamental e médio oferecido pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, através do Polo da Universidade Aberta do Brasil, Redenção - Ceará. O objetivo principal deste trabalho foi trabalhar em sala de aula de forma interdisciplinar e intercultural, contos e narrativas africanas, voltadas à valorização da cultura africana, tendo por intenção contribuir para o desenvolvido de competências e habilidades de leitura e escrita. Possibilitando momentos de interação, por meio do trabalho com oficinas, favorecendo o contato com a diversidade cultural e a valorização da cultura negra. Utilizaremos como metodologia pedagógica, a coleta de dados, pesquisa de campo, bibliográfica e plano de intervenção, pois faremos uma busca por autores que discorram e acreditem nessa temática tão importante na luta contra o racismo estrutural e a falta de identidade. Assim, conhecendo a realidade das escolas públicas, decidimos desenvolver essa intervenção pedagógica de utilizarmos contos e oficinas: histórias africana e afro-brasileira no contexto interdisciplinar da Escola de Ensino Fundamental Coronel Francisco Nunes Cavalcante, localizada na Rua Francisco Nunes Cavalcante, zona urbana, centro do município de Capistrano-Ceará, na turma do 5o ano. E assim, desenvolvemos experiências pedagógicas que trabalhe a interdisciplinaridade e interculturalismo, buscando trazer para realidade da escola a valorização da identidade cultual, os costumes, a história e a religiosidade africana, interligadas aos vários campos do saber e ao seu cotidiano. Portanto conseguimos comprovar que as estratégias interdisciplinares são bem mais atrativas do que o ensino que estamos acostumados a lecionar em sala. Depois que compreendemos os conceitos e passamos a colocá-los em prática, se torna mais fácil e divertido de realizar uma prática didático-pedagógica no ambiente escolar.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectInterculturalismopt_BR
dc.subjectContos africanos e afro- brasileirospt_BR
dc.subjectMetodologia didático-pedagógicopt_BR
dc.titleHistórias africanas e afro-brasileiras no contexto escolarpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Relatórios - Especialização em Metodologias Interdisciplinares e Interculturais Para o Ensino Fundamental e Médio

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JULIETA ALVES DA SILVA.pdf2022_outros_jsilva.pdf2,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.