Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6545
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNeta, Maria Enide Martins Meneses-
dc.date.accessioned2025-03-26T11:52:32Z-
dc.date.available2025-03-26T11:52:32Z-
dc.date.issued2022-02-18-
dc.identifier.citationNETA, M. E. M. M. (2022)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6545-
dc.descriptionNETA, Maria Enide Martins Meneses. A potencialização da educação antirracista na escola José Inácio da rocha em Catolé, zona rural de Boa Viagem-CE. 2022, 30f. Outros - Curso de Especialização em Metodologias Interdisciplinares e Interculturais para o Ensino Fundamental e Médio, instituto de humanidades Instituto de Educação à Distância Universidade Aberta do Brasil, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo analisar a importância da valorização da história e cultura afro-brasileira e a identidade de diferentes povos. Os atos de racismo ocorrem em todas as escolas, por isso tornou-se relevante o desenvolvimento do projeto de intervenção pedagógica, em pauta, visando contribuir para a superação de atitudes racistas. A realização do mesmo contempla pesquisas e outras dinâmicas envolvendo a participação direta dos/as alunos/as. Após análise dos dados obtidos com a execução do Projeto de Intervenção Pedagógico, foi elaborado esse relatório final com apontamentos que basilarão ações futuras que serão desenvolvidas nessa comunidade escolar, objetivando que possa servir de modelo para aplicação de tais experimentos em outros contextos escolares. Esse projeto foi realizado e desenvolvido no ano letivo de 2021, na turma do 5° ano do ensino fundamental da escola E.E.F. José Inácio da Rocha, na localidade de Catolé, zona rural de Boa Viagem-Ceará. Considera-se que o projeto gerou reflexão e mudanças nas atitudes dos discentes e a proposta didática interdisciplinar e intercultural, fundamentada nos pressupostos teóricos, promoveu aprendizagens, e desenvolveu o senso crítico da maioria dos discentes.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação antirracistapt_BR
dc.subjectInterculturalidadept_BR
dc.titleA potencialização da educação antirracista na escola José Inácio da rocha em Catolé, zona rural de Boa Viagem-CEpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Relatórios - Especialização em Metodologias Interdisciplinares e Interculturais Para o Ensino Fundamental e Médio

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA ENIDE MARTINS MENESES NETA.pdf2022_outros_mneta.pdf1,97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.