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https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6549
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Duarte, Mirna Araújo | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-26T12:14:04Z | - |
dc.date.available | 2025-03-26T12:14:04Z | - |
dc.date.issued | 2022-02-04 | - |
dc.identifier.citation | DUARTE, M. A. (2022) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6549 | - |
dc.description | DUARTE, Mirna Araújo. Jogos indígenas: uma proposta de intervenção para as aulas de educação física escolar. 2022, 31f. Outros - Curso de Especialização em Metodologias Interdisciplinares e Interculturais para o Ensino Fundamental e Médio, instituto de humanidades Instituto de Educação à Distância Universidade Aberta do Brasil, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho de intervenção didático-pedagógico, parte integrante do curso de Especialização Metodologias Interdisciplinares e Interculturais para o Ensino Fundamental e Médio, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro- Brasileira – UNILAB. É voltado ao ensino dos Jogos Indígenas nas aulas de Educação Física Escolar, com objetivo geral proporcionar o conhecimento dos diferentes jogos dos povos indígenas brasileiros nas aulas de Educação Física entre as crianças do 5° ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública de ensino, do município de Iguatu-CE. E como objetivos específicos identificar as características dos jogos e das principais tribos indígenas do Brasil; analisar a reação das crianças em conhecer a historicidade e a cultura dos jogos vivenciados entre os povos indígenas e experenciar exemplos de jogos indígenas. O mesmo foi desenvolvido na turma de 5° ano da Escola de Ensino Fundamental Joaquim de Souza Pinto, localizada na zona urbana da cidade de Iguatu, na região centro-sul do estado do Ceará, com uma carga horária de 16 horas/aulas. Seguindo uma metodologia de aulas expositivas e demonstrativas, no formato de ensino remoto, decorrente ao estado de pandemia que o Brasil enfrenta, ocasionado pela covid-19. Nas aulas, foram apresentados os aspectos da historicidade dos jogos e da rica cultura dos povos indígenas brasileiros, explicando como cada um é compreendido e realizado, além da elaboração, construção e vivências de alguns jogos indígenas (arco e flecha, jogo da onça, peteca, pião, briga de galo, cabo de força e corrida do saci). Em suma os estudantes tiveram vivencias prazerosas, divertidas, apresentando atenção, criatividade, boa aprendizagem e participação nas atividades desenvolvidas, contando com o auxílio da professora e da família. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação Física Escolar | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Jogos Indígenas | pt_BR |
dc.title | Jogos indígenas: uma proposta de intervenção para as aulas de educação física escolar | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Relatórios - Especialização em Metodologias Interdisciplinares e Interculturais Para o Ensino Fundamental e Médio |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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MIRNA ARAÚJO DUARTE.pdf | 2022_outros_mduarte.pdf | 790,25 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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