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https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6553
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Melo, Rômulo César Silva | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-26T12:36:25Z | - |
dc.date.available | 2025-03-26T12:36:25Z | - |
dc.date.issued | 2022-02-18 | - |
dc.identifier.citation | MELO, R. C. S. (2022) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6553 | - |
dc.description | MELO, Rômulo César Silva. Práticas pedagógicas antirracistas no ensino médio: Gênero canção como instrumento de identidade e afirmação da cultura afro-brasileira. 2022, 29f. Outros - Curso de Especialização em Metodologias Interdisciplinares e Interculturais para o Ensino Fundamental e Médio, instituto de humanidades Instituto de Educação à Distância Universidade Aberta do Brasil, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este projeto de intervenção intenciona estudar a didática docente nas salas de Ensino Médio através de uma proposta metodológica intervencionista que aponta a escola não como espaço laico, mas vestida como judaico-cristã. Objetiva de forma geral, apresentar práticas pedagógicas antirracistas no Ensino Médio tendo como aporte o gênero canção como instrumento de identidade e afirmação da cultura afro-brasileira no âmbito da Escola pública, no município de Fortaleza e em um contexto de uma pesquisa crítica-discursiva, bibliográfica e documental. Sobre os objetivos específicos: 1) Analisar e refletir as letras de canções de origens afro-brasileiras; 2) Discutir sobre o racismo e a desigualdade racial através da música; Propor metodologias antirracistas de ensino-aprendizagem aos alunos do Ensino Médio de escolas públicas. O alicerce teórico no qual este estudo se fundamenta nasce das relações de alguns autores, da análise da Lei n. 10.639/03 na Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) (1996), além do Projeto Político Pedagógico (PPP) (2019) da FFM Polivalente Modelo de Fortaleza. Com base nisso, o problema de pesquisa surge na interrogativa sobre: como trabalhar o antirracismo em sala de aula através de canções tendo como suporte material textos provenientes de músicas da cultura afro- brasileira a partir do espaço da escola? Neste sentido, busca-se, primeiramente, fazer uma breve sondagem sobre a viabilidade metodológica de canções da população negra, segundamente discutir textos que tratam da diversidade musical de raiz negra e terceiramente, criar aportes didático-pedagógicas antirracistas para o trabalho docente em sala de aula. A luz dessa metodologia, procedeu-se ao exercício de práticas de enquetes virtuais como forma inicial de sondagem e dos documentos e bibliografias ora investigados, se respondiam a viabilidade de atividades práticas em sala de aula através de textos originários de canções da cultura afro-brasileira. Por fim, percebeu-se os achados da ludicidade que a música traz às técnicas em sala de aula, sobretudo a leveza de tratar de questões como o antirracismo, proporcionaram ao pesquisador sua construção com traçados sobre a importância da cultura e história da população negra no Brasil. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Práticas pedagógicas antirracistas | pt_BR |
dc.subject | Gênero canção | pt_BR |
dc.subject | Identidade afro- brasileira | pt_BR |
dc.title | Práticas pedagógicas antirracistas no ensino médio: Gênero canção como instrumento de identidade e afirmação da cultura afro-brasileira | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Relatórios - Especialização em Metodologias Interdisciplinares e Interculturais Para o Ensino Fundamental e Médio |
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